Se você produz conteúdo, saiba que já está a um passo frente de muitos concorrentes. Agora se procura otimizar seus conteúdos para garantir os resultados da sua estratégia, está no post certo!

Conforme a ascensão da internet e dos mecanismos de busca aconteceram, as informações foram multiplicadas e os algoritmos começaram a ser trabalhados para identificar similaridades nos comportamentos dos usuários e com isto identificar os melhores domínios.

Algumas práticas são capazes de aumentar a credibilidade do seu domínio nos mecanismos de busca, e acredite, é mais simples do que imagina! Continue lendo esse artigo para descobrir como otimizar seus conteúdos!

O que é SEO?

SEO, ou Search Engine Optimization, significa Otimização para Mecanismos de Busca. São práticas que melhoram seu posicionamento em uma pesquisa feita em um mecanismo de busca como o Google, por exemplo.

A intenção ao utilizar essas práticas é aumentar a autoridade do seu domínio e dos seus conteúdos para que o usuário, ao pesquisar por uma solução ou uma resposta, encontre seu negócio já na primeira página e opte por te conhecer melhor.

A seguir, separamos as principais práticas de SEO que vão te ajudar a garantir excelentes resultados. 

1. Palavra-chave

A palavra-chave do seu conteúdo deve envolver a solução do problema da sua persona, ou seja, deve ser pensada a solucionar as necessidades dela. 

Escolha também palavras específicas do seu nicho, compare os diferentes termos que aparecem quando pesquisa pela palavra e escolha o que possuir um volume médio de buscas. Priorize palavras de long tail. que são palavras menos concorridas, tornando o ranqueamento mais rápido. 

Um exemplo de escolha de palavra-chave é a seguinte: uma clínica especializada em implantodontia percebeu que a palavra implante dentário estava com o volume de busca muito alto e decidiu focar em outra palavra, nisso descobriu o termo específico implante de dente valor. A partir disto, iniciou a produção de conteúdos voltados para essa pauta.

2. URL

A URL deve ser fácil de ler e de memorizar, e que, independente da atualização que o conteúdo possa passar, ela permaneça a mesma. Se houver a necessidade de produzir um conteúdo novo, prefira redirecionar a alterar a URL.

Um exemplo é, se você fez um conteúdo sobre quanto custa um clareamento dental, sua URL pode ser: www.sorrisoideal.com.br/quanto-custa-um-clareamento-dental. . 

3. Visual Atrativo e Site Responsivo

Sim, o visual atrativo segue importante para enriquecer seu site e seus conteúdos. Além do design caprichado, não dispense utilizar imagens que possam corresponder ao conteúdo e, de repente e até mesmo infográficos e vídeos que ajudem a contextualizar.

Além disso, ter imagens no seu conteúdo ajudam a posicionar também nos resultados do Google Imagens. Para isso, é importante que a imagem seja nomeada de acordo com o conteúdo do post e da imagem. Se temos uma imagem de um aparelho ortodôntico, por exemplo, é interessante que o nome da imagem seja sorriso-com-aparelho-ortodontico.

A partir destas práticas, não se esqueça de configurar seu site para que seja responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes telas que possa ser acessado. 

4. Conteúdo de Qualidade 

Por último mas não menos importante, o cuidado com a qualidade do seu conteúdo e de seus textos. Além de produzir com frequência, é importante criar um conteúdo relevante para seu público, respondendo e educando conforme o que eles pesquisaram e querem entender.

Primeiramente, escolha títulos, subtítulos, descrições e introduções que despertem a curiosidade do leitor, não só contextualizando ele, mas chamando ele a ficar. Existem excelentes gatilhos em Copywriting que podem te ajudar nisso!

Não utilize somente negrito, sublinhado e itálico para tornar seu texto escaneável, organize também as heading tags do conteúdo pois estas facilitam e orientam a leitura tanto do Google quanto do usuário. Utilize a lógica de estruturação: H1 somente uma vez; H2 para tópicos; H3 para subtópicos; e por aí em diante. 

Aplique essas dicas e veja seus resultados aumentarem!

Neste artigo foi possível entender quais práticas impulsionam o posicionamento do seu domínio nos mecanismos de busca e como essas práticas são fáceis de incluir em sua estratégia.

E fica aqui a recomendação de continuar estudando sobre Marketing Digital e SEO, pois quanto mais conhecimento adquirir, maiores estarão seus resultados. 

Conteúdo produzido por Rebecca Marques, assessora do Blog Clínica Ideal