42 Dicas de marketing hoteleiro e conteúdo digital para seu hotel em 2022

maio 26, 2022 | Comunicação, Empresas, Google, Hotelaria, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Marketing estratégico, Redes Sociais

Sabe quando você dorme fora de casa mas se sente tão confortável, é tão recebido, que parece que você descobriu seu “melhor lugar do mundo”?
Pois bem, esse post é pra você que proporciona esse pouso de paz, segurança e facilidade dentro comércio hoteleiro.

Mas como se destacar depois dos desafios de três anos de pandemia? Segundo o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), foram identificados resultados crescentes entre seus associados, com 80% de ocupação em cidades com atrativos turísticos e com forte presença do lazer, indicando que a demanda reprimida impulsionou os resultados ao final de 2021. O uso da tecnologia é a chave principal para tal crescimento.

A inovação através do marketing para o setor hoteleiro (principalmente o digital) pode ser desafiador, por isso, separamos 40 dicas de Marketing Hoteleiro e Marketing de Conteúdo para engajar sua audiência e te ajudar a alavancar as reservas de seu hotel.

Considerando a importância que a Internet tem em nossas buscas por produtos e serviços, gerar conteúdo digital para sua empresa é mais que uma prática que agrega valor às suas vendas: criar conteúdo digital se tornou uma necessidade.

Mas não basta simplesmente fazer milhares de conteúdos altamente comerciais e esperar que isso vá engajar sua audiência.

Enquanto o aspecto comercial é sim importante, é igualmente necessário ter conteúdos que por si carreguem algum valor para seus clientes fixos e os em potencial.

Isso é especialmente importante para hotéis que precisam vender não apenas suas instalações e serviços, mas sim uma experiência ao viajante. Por isso confira as 40 dicas para gerar conteúdos super relevantes ao seu público:

1- Saiba quem é o seu público alvo e tenha a sua persona bem definida.

Para executar um bom planejamento de marketing hoteleiro é essencial saber quem é o seu público alvo. Saiba como se comunicar com estas pessoas e quais são os seus interesses, te dando um direcionamento de que tipo de conteúdo você pode estar trabalhando para atingir a sua persona, seja nas redes sociais, e-mail marketing ou blog posts.

Faça uma pesquisa bem elaborada e levante dados relevantes para identificar o mais preciso possível a sua persona. A persona nada mais é do que o seu perfil de hóspede mais frequente, você pode até criar um personagem para te ajudar a identificar quem é, por exemplo: Maria, 43 anos, dona de casa, mãe de 2 filhos, casada, possui um carro, viajante frequente, mora em curitiba, tem interesse em praias, culinária e animais de estimação.

Neste exemplo já podemos identificar que seria interessante produzir algum conteúdo de como viajar com pets ou como proteger as crianças dos raios solares na praia.

Lembre-se, você pode ter mais de um perfil de persona. Saiba identificar quem são seus clientes, como trabalhar com cada um deles e que tipos de conteúdos são interessantes para atingir determinado perfil.

2 – Tenha um planejamento de marketing hoteleiro.

 

O planejamento de marketing vai lhe guiar e direcionar o seu conteúdo. Prepare um bom cronograma de postagens e conteúdos levando em consideração as datas de sazonalidade e as de maior movimento no seu hotel.

Tente equilibrar as reservas em momentos de baixa procura, lançando alguma promoção para atrair clientes. Não seja só ativo nas redes em épocas de maior movimento, tente trabalhar o ano todo em cima de sua estratégia de marketing que você terá mais resultados.

Inclua em seu planejamento todo tipo de conteúdo que irá trabalhar para o seu hotel, como postagens, vídeos, campanhas, canais de divulgação, tráfego pago e e-mail marketing.

Quanto melhor organizado for o seu planejamento, mais comunicação você terá entre as suas plataformas, dando consistência ao seu conteúdo. Isso também o ajudará a definir orçamentos para as suas campanhas.

3 – Entenda a necessidade e importância de um branding.

Uma identidade visual forte e marcante é o que vai te diferenciar no aspecto visual de outros hotéis, tenha um branding definido e bem trabalhado. Utilize-o como padrão em seus conteúdos, mesmo fora do digital, assim você reforça a sua marca e gera reconhecimento positivo de sua marca.

Nem sempre algo complexo é o melhor caminho para a sua identidade visual, às vezes algo mais simples pode ser mais marcante para o seu cliente. Ter um aspecto visual bem trabalhado traz uma sensação de confiança e profissionalismo para quem está procurando a hospedagem ideal para as suas férias.

Estratégias de Branding podem aumentar a credibilidade de seu hotel, certifique-se de que possui uma identidade visual moderna, atemporal, que converse bem com o seu público e de fácil leitura. Contrate um profissional especializado e qualificado para cuidar do seu branding.

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4 – Tenha uma boa presença nas redes sociais.

Hoje em dia já estamos cansados de ouvir do quão importante é a presença de seu hotel nas redes sociais, sem isso o seu hotel perde uma ferramenta extremamente poderosa para atrair reservas e está em desvantagens em relação aos outros.

Saiba trabalhar com as mídias sociais, produza conteúdo útil e interessante para o seu público, não utilize apenas como uma ferramenta para anúncios. Divulgue seus diferenciais, mostre o dia a dia, seu serviços, áreas de lazeres, não apenas só o seu hotel, divulgue a sua cidade, eventos locais, atrações turísticas, gastronomia, dicas de viagens você pode até explorar histórias de seus hóspedes e como foi a experiência deles hospedando-se em seu hotel. Ideias de conteúdo não faltam, é importante organizar um planejamento criativo e colocar a mão na massa.

5 – Invista em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing para hotéis.

O Inbound Marketing é uma estratégia onde o foco é atrair clientes. Ele se baseia em captar clientes que estão buscando conteúdos e podem se interessar em um tema relacionado a sua empresa e futuramente converter em uma venda/ reserva.

A estratégia do Inbound Marketing é pescar essas pessoas, ao invés do outbound marketing que é quando a empresa vai atrás do cliente.

O Inbound Marketing utiliza como principais ferramentas conteúdos em Blog, E-mail Marketing, SEO e redes sociais. É um conjunto de estratégias extremamente poderosas que trabalham juntas para transformar a captação de clientes do seu hotel.

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6 – Tenha um bom site e blog para o seu Hotel

Sem um site o seu hotel simplesmente não existe no mundo digital, e está dependente de outras plataformas e redes sociais, como Instagram, Facebook, entre outros. O Website é um espaço 100% seu onde não existem limitadores para o seu conteúdo.

Você já pensou o quanto iria impactar o seu negócio caso algum dia você fique sem determinada plataforma de venda como o instagram ou o booking? Isso parece impossível de acontecer, mas saiba que é um risco real.

Seu site é uma plataforma sua e você tem total controle do seu conteúdo, e os arquivos são de propriedade 100% sua, não está dependente de terceiros como em redes sociais.

Um website também é um ótimo meio de captação de clientes, com um bom SEO você terá mais chances de aparecer nas pesquisas do Google de forma orgânica, atraindo reservas para o seu hotel.

Quem está interessado em reservar em seu hotel pode pesquisar o seu website para saber mais, um bom site passa confiança e tira as principais dúvidas de quem está buscando informações sobre.

Faça um site bem elaborado com as informações certas, mostre em detalhes a estrutura do seu hotel, inclua imagens, avaliações, vídeos, fale sobre a sua localização, vantagens e serviços que você oferece.

Você pode criar diversas abas para se aprofundar em certos conteúdos, por exemplo: eventos, casamentos, pacotes, sobre o hotel, história, localização, atrativos e o que mais você achar interessante.

Cada página pode ser uma nova oportunidade de você aparecer nos resultados de busca do Google e captar mais reservas. Foque em conteúdos de qualidade e bem explicativos. Um bom SEO também deve ser trabalhado em cada página para aumentar a sua relevância.

As reservas diretas no seu site têm uma grande vantagem pois sem a necessidade de um terceiro você elimina possíveis comissionamentos aumentando assim o seu faturamento com cada venda.

Tenha um motor de reservas moderno e bem integrado no seu site para que seja possível reservar as diárias diretamente no próprio site.

Sempre recomende que os seus hóspedes façam as reservas diretamente no seu website por estes mesmos motivos. Essa prática irá tornar o seu hotel menos dependente de outras plataformas.

Lembre-se, você precisa de um site realmente profissional, ele tem de ser rápido, responsivo e bem otimizado para os motores de busca, isto vai te ajudar a aumentar a sua relevância e o número de reservas diretas no seu hotel.

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7 – Invista em um blog com um conteúdo relevante.

Os Blogposts são as matérias que aparecem nos resultados de buscas do Google, você provavelmente já passou por algum quando estava buscando algo na internet.

Um Blog com um bom conteúdo pode aparecer para as pessoas que estão buscando algo relacionado a dicas de viagens ou melhores atrações turísticas em Balneário Camboriú, por exemplo, ou na cidade onde está o seu hotel.

Consequentemente acabam caindo no site do próprio hotel e podem se interessar em fazer uma reserva diretamente no site pois sentem o desejo de usufruir daquele ambiente.

Por isso a necessidade de um Blog no site do seu hotel é algo que tem que ser levado em consideração no momento de criar o seu.

Seu site precisa ser relevante para aparecer nos resultados de busca e o blog pode te ajudar trazendo mais tráfego para o seu site.

O conteúdo deve ser bem elaborado. Faça artigos relevantes que as pessoas realmente pesquisem, tente tirar dúvidas em relação a sua cidade, dicas e o que mais você achar interessante para o seu público.

Seu blog também tem que estar otimizado para o SEO do Google, Inclua as tags de título de forma correta, também insira títulos com as palavras chaves do seu conteúdo e temas que as pessoas pesquisam na internet.

Insirerir a meta descrição do seu conteúdo e faça o SEO nas imagens pode dar uma turbinada em seus acessos. Lembre-se desses 4 pilares: Conteúdo relevante, SEO, velocidade de carregamento e responsividade.

8 – Tenha uma base de E-mail Marketing

O E-mail marketing é uma estratégia que pode trazer grandes resultados se feito de maneira correta. Você precisa gerenciar os seus contatos e disparos de forma eficaz.

Existem algumas plataformas que podem te ajudar com estas campanhas, procure uma que atenda a sua necessidade de envios e contatos.

O Mailchimp é extremamente poderoso para esta função e possui uma versão gratuita para até 2.000 contatos e pode ser uma boa opção para começar, além da fácil integração, importação e exportação de contatos. RD Station e Hubspot também são excelentes opções.

O E-mail marketing exige uma lista de contatos saudáveis, que sejam interessados em receber os seus e-mails. Você deve conquistar essa audiência para montar a sua lista de contatos da melhor forma possível.

Existem algumas estratégias para capturar e-mails de pessoas interessadas no seu conteúdo. Reúna todos os contatos de clientes que já entraram em contato com você e tenha passado um e-mail, isso já deve ser um número bem relevante para começar as suas campanhas. Você também pode capturar e-mails em formulários de contato e newsletter.

Separe as suas listas de contatos por categorias, por exemplo: Hóspedes que já estiveram no hotel, pessoas que já se interessaram em reservar, pessoas que costumam reservar em alta temporada e até por dados demográficos como o país em que vive. Isso vai te ajudar a disparar a campanha certa para as pessoas certas, trazendo uma taxa de conversão mais alta.

Capturar uma boa lista de e-mails demanda esforço e muito trabalho, isso faz com que pessoas com pouca experiência compram listas achando que estão fazendo um bom negócio.

Essa prática é extremamente perigosa pois não sabemos a origem destes e-mails e muito provavelmente não é o seu público. Estes contatos são de pessoas que não disponibilizaram o seu e-mail para as suas publicidades. Isso pode fazer com que os seus e-mails sejam considerados SPAM e até caiam em bloqueio permanente.

Coloque os seus esforços em estratégias que realmente funcionem. Boas práticas de relação com o seus clientes é essencial no marketing hoteleiro.

9 – Capture os E-mails de seus hóspedes no check-in.

As famosas FNRH (Ficha nacional de registro de hóspede) geralmente possuem um campo para o preenchimento de e-mail do hóspede. É uma ótima forma de alimentar a sua lista de e-mails no momento do Check-in.

Caso ainda não tenha colocado este campo na sua ficha de hospedagem inclua e comece a praticar esta estratégia o quanto antes.

Se você já registrou os e-mails no momento do check-in procure fichas dos últimos 3 anos e inclua eles nas suas listas de disparos, mantenha um contato com estes hóspedes que já estiveram no hotel e lembre-os de que você ainda existe.

Atenção, tente manter a sua lista atual e e-mails capturados recentemente, dados muito antigos podem ser irrelevantes para a sua estratégia e não trazer interações.

10 – Dispare campanhas de E-mail Marketing.

Agora que você já sabe como montar uma base de emails para realizar disparos e como fazer isso de maneira correta é hora de pensar qual conteúdo você irá distribuir por esta ferramenta.

Não utilize a estratégia de e-mail marketing apenas para vender, interaja com o seu público, compartilhe conteúdo relevante, você pode enviar uma matéria de seu blog e gerar mais tráfego para o seu site, o mesmo pode ser feito para as suas redes sociais.

Também compartilhe promoções e cupons de desconto para atrair reservas, mas é importante não exagerar com conteúdos de vendas.

Sobre a frequência é recomendável um disparo de e-mail por mês para não saturar a sua audiência, mais que isso pode se tornar um incômodo para o seu público. Utilize esse disparo mensal de forma estratégica para conversar com o seu planejamento de marketing.

11 – Tenha um Google Meu Negócio para hotéis

Para a sua presença online estar completa é muito importante que o seu hotel tenha um perfil no Google Meu Negócio por conta da visibilidade e relevância que essa ferramenta traz.

Além disso, o Google Meu Negócio possui ferramentas próprias para hotéis, trazendo um comparador de preços entre as plataformas, avaliações, lista de serviços oferecidos e até um calendário de cotação de preços.

Ele também inclui um mapa com os principais hotéis da cidade e preços das estadias que geralmente é a primeira coisa que alguém vê quando procura hospedagens no Google.

É provável que o seu concorrente já tenha um perfil no Google Meu Negócio, é importante você estar sendo exibido entre os principais hotéis de sua cidade. Visibilidade nunca é demais e o Google Meu Negócio te fornece de forma gratuita.

Caso queira saber como criar um perfil completo no Google Meu Negócio temos um guia completo em nosso blog ensinando passo a passo como criar uma conta e entender todas as ferramentas da plataforma.

12 -Peça avaliações nos principais portais de seu hotel.

Uma das primeiras coisas que os viajantes pesquisam antes de reservar um hotel são as avaliações de outros hóspedes nos principais portais e plataformas de hospedagem para consultar a sua reputação.

Por isso é importante revisar como estão as suas avaliações nas principais plataformas, booking, tripadivisor, google hotels, busque sempre aumentar as suas notas nestes portais.

Uma boa dica para captar mais avaliações para o seu hotel é pedir para hóspedes nitidamente satisfeitos que avaliem o hotel no TripAdvisor no momento do check-out via QR Code. Esta estratégia com certeza irá ajudar a aumentar a sua nota nas plataformas digitais.

13 – Responda as avaliações negativas nas plataformas.

É impossível agradar a todos, com hóspedes não é diferente, mesmo que dermos o nosso máximo no atendimento e serviços avaliações negativas podem acontecer e são normais.

Neste caso temos que saber como agir, as avaliações são públicas e estão disponíveis para todos lerem e quando um hóspede quer saber a reputação do hotel vai diretamente nas avaliações negativas para saber o que o hotel tem de ruim.

Por isso, responda todas as avaliações negativas da melhor forma possível e tente contornar a situação. Oferecer um desconto na próxima hospedagem ou uma cortesia pode ser uma boa forma de fazer o hóspede retornar ao hotel e rever a sua experiência, exemplo:

Olá Rodrigo! Lamentamos que não tenha tido uma boa experiência na sua estadia, por conta do transtorno vamos enviar um cupom de desconto em seu e-mail para a próxima viagem. Nossa equipe já está trabalhando para resolver o problema que você nos trouxe. Aguardamos a sua visita em uma próxima oportunidade!

Também é importante avaliar os problemas apontados pelas avaliações de seus hóspedes e tentar encontrar uma origem e solução do problema seja ele na sua equipe, estrutura ou serviço. Nenhum hotel é perfeito, mas podemos sempre melhorar.

14 – Campanhas patrocinadas no Google Ads.

O Google Ads é uma ferramenta poderosa para atrair tráfego para o seu site. Nele nós pagamos para aparecer nas primeiras posições nos resultados de busca do Google para as palavras chaves que queremos nos posicionar.

Podemos definir para o Google quais palavras chaves queremos aparecer e assim atrair este determinado tráfego, por exemplo podemos aparecer para pessoas que estão pesquisando hotéis para reservar em cidades específicas.

O Google Ads é uma excelente ferramenta pois consegue atrair clientes que já tem a intenção de compra, basta definir as palavras chaves certas e ter uma boa página na web.

Além da rede de pesquisa existem outras estratégias que podem ser exploradas como a rede de display e remarketing que podem contribuir na sua estratégia de marketing.

 

15 – Campanhas patrocinadas no Facebook Ads.

 

Campanhas patrocinadas Facbook Ads podem trazer um grande engajamento em suas mídias sociais e consequentemente atrair mais reservas para o seu hotel.

Nele nós impulsionamos publicações como fotos, vídeos ou storys para alcançar um público maior.

No Facebook definimos os perfis do público que queremos atingir e utilizamos dados como: Interesses, região demográfica, idade, gênero entre outros. Isso faz com que as nossas publicações alcancem os públicos que queremos atingir e se encaixam no nosso perfil.

É uma ferramenta extremamente potente se quiser alavancar o seu engajamento nas redes sociais ou outros objetivos como contatos ou tráfego para o site.

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16 – Foque em vender a experiência e não somente a hospedagem.

 

Quando fazemos uma reserva não estamos comprando apenas um espaço temporário dentro de um hotel, estamos comprando a experiência completa, hotel, serviços, estrutura, localização, atrações turísticas, gastronomia, atendimento e até a cidade em si.

Saiba vender o seu hotel como uma experiência completa e não apenas uma reserva, valorize os seus diferenciais, serviços, atendimento e exclusividades que somente o seu hóspede vai ter.

Isso vai fazer total diferença na tomada de decisões de quem está procurando hospedar-se em algum hotel.

17 – Tire boas fotos do seu Hotel.

 

Saiba exibir o seu hotel na internet, a primeira coisa que os hóspedes observam são as fotos de sua estrutura e muitas vezes já em plataforma de reservas online com a intenção de realizar uma reserva.

Nessas plataformas ele encontra diversos hotéis juntos e leva muito em consideração boas fotos dos ambientes antes de reservar.

Por isso a importância de boas captações, valorize o que você tem de melhor em estrutura e lazer além dos quartos. Tire fotos que passem uma boa dimensão de espaço e que retratem a realidade, assim você evita frustrações desnecessárias de hóspedes que esperavam outra coisa.

Se possível contrate um bom fotógrafo com o equipamento adequado e profissional para captar imagens de interiores e exteriores do seu hotel, além da importância destas fotos nas plataformas de reservas também podem ser utilizadas como materiais para as redes sociais.

18 – Invista em conteúdo de vídeo.

O formato de conteúdo em vídeo está em alta no marketing digital e em uma crescente valorização e preferência nos algoritmos das plataformas digitais, isso significa que o seu conteúdo é levado para mais pessoas do que apenas imagens comuns.

Reels, tiktok e youtube são plataformas que você pode explorar este tipo de conteúdo, além dos vídeos serem valorizados pelos algoritmos, eles também têm mais interação com o público, o que faz que seus seguidores engajem melhor com o seu conteúdo e alcance mais pessoas.

Os vídeos podem ajudar a alinhar a expectativa do cliente, saiba como produzir vídeos de forma adequada para a plataforma que irá distribuir o conteúdo.

A edição do conteúdo em vídeo é mais delicada e exige bastante experiência no assunto. Se for fazer um vídeo mais elaborado para uma campanha contrate um bom filmmaker.

Produção de conteúdo audiovisual para o seu Hotel

19 – Interaja com o seu público.

As redes sociais são plataformas em que o objetivo é a comunicação e interação entre os usuários, você deve fazer o mesmo com o seu público.

A interação é uma forma de você fidelizar o seu público e entender um pouco mais sobre ele, responda comentários, crie enquetes, caixas de perguntas e utilize todas as ferramentas que as redes sociais lhe oferecem para criar diferentes formas de interação.

20- Exaltar pontos turísticos da cidade e região onde o hotel fica localizado em seu conteúdo.

Um hotel conquistar a proeza de ser o principal motivo da viagem de alguém é uma façanha rara. É mais provável que o hotel seja um facilitador da viagem do que um motivador, por isso, não se limite a falar apenas dele e crie conteúdos para blog e redes sociais exaltando o que a região tem a oferecer.

Você pode falar de grutas, praias, centros históricos, vida noturna, parques temáticos, etc; esse conteúdo vai depender muito do que sua região tem de atrativo a oferecer. Vale tanto se aprofundar em alguma atração específica, quanto fazer uma lista compilando as melhores.

Fotos e vídeos enriquecem muito o material. Idealmente utiliza-se material original, mas se isso não for possível, pode-se utilizar material de divulgação de sites de prefeituras. Lembre-se sempre de dar crédito às imagens. O YouTube é também uma rica fonte de conteúdo e não há problema algum embedar vídeos diretamente em seus conteúdos de blog.

21 – Falar sobre a gastronomia local.

Se tem uma coisa que as pessoas gostam é comida e tudo bem que o seu hotel pode até ter café da manhã e almoço deliciosos, mas é interessante dar destaque em seu conteúdo para a culinária regional de onde o negócio está inserido. Falar sobre pratos típicos é sempre um fator convidativo, especialmente em um conteúdo muito bem ilustrado com fotos da comida.

Apelar para os sentidos é uma excelente forma de despertar desejo e trabalhar isso em conjunto com os pontos turísticos da região é uma ótima forma de vender a cultura local.

22 – Sazonalidade (datas comemorativas).

Alta temporada, férias de julho, carnaval… épocas específicas do ano trazem maior fluxo de clientes a hotéis. Aproveitar essa movimentação é essencial para garantir bons números nessas datas.

Utilizar os canais de comunicação da empresa para divulgar promoções e pacotes especiais para as épocas de maior fluxo é uma ótima forma de angariar clientes.

Se o seu hotel possui um sistema de reserva online, crie cupons de desconto limitados às épocas de maior fluxo e divulgue-os através de mídia patrocinada para seus públicos de interesse.

23 – Ressaltar os diferenciais de seu Hotel.

Essa sugestão é a mais básica e a mais diretamente voltada ao próprio hotel. A ideia aqui é basicamente transformar os diferenciais de seu negócio em um catalisador para geração de conteúdo.

Seu hotel fica próximo a praia? Crie um post de blog falando dos benefícios da praia para a saúde. Tem um lounge e um happy hour invejável? Por que não compartilhar receitas de drinks em suas redes sociais convidando o leitor a apreciá-los em seu estabelecimento?

A ordem aqui é mostrar os benefícios que seus diferenciais podem trazer ao consumidor de forma sutil e convidativa.

24 – Dicas de viagem.

Criar conteúdo mais universal e utilitário é uma boa forma de se engajar com o seu público. Considerando que grande parte dos clientes de um hotel estão em viagem, dicas de viagem são um tema que oferece valor ao público e fortalece o universo da empresa.

Além disso, é um assunto fértil e que possibilita múltiplos conteúdos, como arrumar sua bagagem de forma otimizada, a melhor forma de se organizar para uma viagem, coisas que não podem faltar em seu roteiro etc. As possibilidades são vastas

25 – Eventos.

Assim como as datas especiais, eventos de grande relevância que irão acontecer na região também merecem destaque em sua comunicação, convocando seu público a se preparar para o acontecimento e garantir hospedagem. Assim como para os períodos de alto fluxo, é uma ótima ideia criar cupons de desconto para promover a hospedagem durante esses eventos.

Normalmente, as pessoas que viajam para participar dos eventos se programam com antecedência, então leve isso em consideração quando for divulgar seu material promocional. Vale a pena ficar de olho nas feiras de diversos segmentos da indústria e do comércio que acontecem na região do seu hotel e oferecer parcerias com descontos aos realizadores do evento.

26 – Não esqueça do seu público corporativo.

Turistas em viagem de lazer são excelentes clientes e isso não é segredo, mas durante épocas do ano em que há baixa no turismo, um outro segmento de público se torna foco: o público corporativo.

Na Baixa temporada, vale a pena direcionar o conteúdo para um público que esteja viajando a trabalho. Esse tipo de conteúdo é especialmente importante para hotéis que possuam um espaço dedicado a esse tipo de consumidor, como sala de eventos e de reuniões.

Nessas épocas vale se utilizar de anúncios patrocinados, uma vez que eles permitem a segmentação de público de forma a atingir melhor o corporativo. Uma ótima dica de segmentação para essa audiência é “viajantes frequentes”.

27 – Turismo esportivo.

Essa ideia de conteúdo vai depender muito se existe uma cultura de prática de esportes em sua cidade. Normalmente esportes menos comuns associados a termos específicos como, por exemplo, wingsuit, sandboarding, salto de pêndulo e downhill, fazem ótimas fontes de conteúdo para posts de blog.

Combinar estes termos com o nome da sua região, cria palavras-chave de cauda longa aumentando as chances de tornar o seu site autoridade no assunto.

Ou seja, quando alguém pesquisar por aquele esporte + o nome da sua cidade, o seu site ranqueará bem nas buscas.

28 – Não é só de viajantes que seu público precisa ser constituído.

Isso vai depender muito do que o seu hotel tem a oferecer, mas não limite sua comunicação apenas a pessoas que estão longe do seu negócio. Se o hotel possui um restaurante aberto ao público valorize-o em suas publicações. Se você oferece aluguel de espaço para eventos, lembre-se de comunicar isso a potenciais clientes.

Outra estratégia válida nesse quesito, é criar produtos que tenham apelo a um público mais próximo geograficamente, como pacotes de fim de semana, convidando os moradores da cidade a aproveitar um fim de semana de uma forma diferente. Algo que apele para a vontade de sair da rotina.

29 – Incentive a publicação de fotos marcando o seu hotel nas redes sociais dos hóspedes.

Seus hóspedes podem trazer muitas reservas para você de forma orgânica, com recomendações para outros amigos ou fazer uma postagem nas redes sociais mostrando que estão em seu hotel.

Você pode sempre incentivar que eles compartilhem publicações marcando o perfil do seu hotel. Ofereça uma cortesia para quem compartilhar uma foto mencionando o seu perfil, isso pode incentivar muitos hóspedes a postarem em seus feed e atrair mais visitantes para o seu hotel.

Sempre compartilhe estas publicações no perfil do hotel, seus visitantes gostam de serem repostados e terem aparecido no perfil do hotel.

Cuidado para não “forçar” uma relação com o cliente apenas por interesse, as publicações têm que ser feitas de uma forma natural para que o seu hóspede sinta se à vontade em fazer o post.

30 – Invista em influencers do seu segmento.

Influenciadores como o próprio nome já diz tem o poder de influenciar pessoas a tomarem alguma decisão. Sendo ela assistir uma série, comprar um produto ou se hospedar em seu hotel.

Geralmente são pessoas famosas ou que têm um bom engajamento em suas mídias sociais. Nós somos influenciados o tempo todo pelas pessoas à nossa volta e muitas vezes nem nos damos conta e tomamos alguma decisão baseada em algo que vimos outras pessoas fazerem.

Existem os influenciadores de viagens onde o foco do conteúdo deles é sobre hotéis, pontos turísticos e viagens em geral. O público que estes influenciadores atraem pode ser muito relevante para o seu hotel.

Por isso a estratégia de publicidade com digital influencers é muito relevante para lhe trazer mais visibilidade.

Escolha o influencer certo para fazer uma parceria ou até mesmo publicidade paga em seu perfil, procure sempre ver o engajamento que aquele perfil recebe e principalmente se o público dele é o que você quer atingir.

Não consulte apenas os números, veja se esse perfil tem interações reais como comentários, compartilhamentos e o que as pessoas dizem dele. Se possível peça métricas de engajamento do influencer que você pretende fechar uma parceria.

Existem 2 maneiras de trabalhar com influencers, a primeira seria pagando pela publicidade em seu perfil e a segunda seria fornecendo alguma cortesia para ele visitar o seu hotel e comentar sobre ele em suas redes, essa cortesia pode ser a hospedagem gratuita ou outro benefício relevante como um pacote turístico.

Lembre-se, este influencer não precisa necessariamente ser uma pessoa super famosa e comentada na internet, até porque essas pessoas geralmente são muito disputadas pelos hotéis. Você pode trabalhar com micro influencers que na maioria das vezes iriam adorar colaborar com você e já vão lhe trazer bons resultados.

31 – Cupons de desconto: saiba como utilizá-los para vender mais.

Cupons de descontos é algo que atrai muita atenção de quem está buscando hospedagem, saiba utilizá-los no momento certo e ofereça um desconto relevante.

Eles podem ser facilmente trabalhados em campanhas de publicidade, redes sociais, site e e-mail marketing.

Faça campanhas e promoções utilizando os cupons de desconto para incentivar compras diretas em seu site e tenha preferência frente a outros canais de distribuição.

32 – Ofereça um cupom de desconto para clientes que já visitaram o hotel voltar.

Fidelize o seu cliente oferecendo um cupom de desconto para a próxima vez que ele queira voltar ao seu hotel, se ele tiver uma boa experiência é quase certo que ele voltará a visitá-lo.

Este é um hóspede que você já conquistou, agora basta manter uma boa relação. Oferecer um desconto para a próxima visita exclusivo para ele é um ótimo gatilho para que ele vá para casa já pensando na sua próxima viagem.

33 – Atendimento diferenciado e personalizado.

Uma boa recepção e atendimento faz total diferença na experiência do seu hóspede. Seus clientes vêm de longas viagens e podem ficar um pouco estressados no momento do check-in, eles tem pressa para ir para o quarto e poder descansar.

Por isso uma boa recepção, ágil e acolhedora é essencial! Seu hóspede tem que sentir que está no lugar certo e de que se tiver um problema poderá ir diretamente a você para ajudá-lo.

O momento do check-in no hotel define toda a sua viagem, é a primeira impressão que ele tem com o hotel após o atendimento de sua reserva. Um mal atendido poderá comprometer toda a experiência com o seu hotel, a partir do momento que ele encontrar um defeito poderá somente ver o lado ruim das coisas.

Certifique-se de que sua equipe está preparada para atender o público, busque pessoas que sejam bem receptivas e atenciosas. Treine seus recepcionistas para saberem lidar em diferentes situações que possam acontecer.

34 – Surpreenda o seu hóspede com algum brinde na sua chegada ao hotel

Como explicamos anteriormente, o check-in é um momento muito importante e delicado na viagem de uma pessoa. Você tem a oportunidade de surpreender o seu hóspede com um presente de boas vindas ao seu hotel.

Não se apegue muito no valor do brinde, o que importa é a intenção e o acolhimento com o seu hóspede. Uma caixa de bombom por exemplo é uma excelente escolha e é algo que pode ser dividido caso o hóspede esteja com mais de uma pessoa.

Deixe também uma carta desejando as boas vindas e uma excelente estadia, você pode personalizar essa mensagem e deixar o mais pessoal possível. Escrever a carta a mão faz toda a diferença quando o hóspede a receber. Atenção também ao Português e a gramática. Uma dica para quem não sabe o que escrever no cartão de boas vindas é sempre deixar frases de poetas e filósofos famosos, você encontra facilmente diversas citações no Google.

35 – Feche parcerias com outras empresas para oferecer pacotes de viagens.

Feche parcerias com os principais pontos turísticos e passeios da sua cidade. Isso abre portas para a criação de pacotes incluindo estas atrações e hospedagem.

Tente negociar tarifas mais acessíveis para os seus hóspedes, assim você consegue um bom desconto para incluir estes passeios em seus pacotes de hospedagem.

Pacotes chamam a atenção e pela praticidade de reservar tudo de uma vez, isso pode ajudar na tomada de decisão do seu hóspede quando ele estiver buscando outras hospedagens.

É importante também que o seu setor de reservas saiba fazer a venda desses pacotes e descrever que passeios e benefícios estão incluídos neles para facilitar no momento da venda. Certifique-se de que a sua equipe está treinada para realizar esse tipo de venda.

É essencial uma boa comunicação com os seus parceiros para realizar essas vendas, de preferência para os que já tem algum sistema de parceria com hotéis, muito provavelmente eles já devem ter um sistema para o seu setor de reservas poder fazer as vendas com total autonomia.

36 – Utilize chatbot para acelerar e ajudar o seu setor de reservas

Seguindo estas dicas e práticas é certo de que o seu fluxo de reservas irá aumentar e muitas vezes a demanda pode ser alta demais e o seu setor de reservas pode não conseguir atender todas as solicitações.

Uma vez que o cliente entrou em contato com você ele já tem um interesse muito grande em reservar e é um momento que não pode ter falhas no atendimento, isso pode ocasionar em muitas perdas de vendas.

Os Chatboots podem ser um grande aliado nesse momento, eles são inteligências artificiais que podem facilitar no primeiro contato do seu cliente e tirar dúvidas básicas de quem está procurando hospedagem. Alguns podem até realizar a reserva sem intervenção humana.

Eles são uma solução que pode te ajudar muito nesses momentos de alta demanda de clientes, esteja preparado para atender este fluxo maior de mensagens.

37 – Faça concursos

Realize concursos nas redes sociais para atrair mais engajamento em seu perfil de uma forma rápida. Concursos têm uma alta taxa de engajamento, as regras de participação também podem te ajudar a aumentar este engajamento.

Inclua regras como curtir a foto oficial, marcar 3 amigos nos comentários e seguir o perfil do seu hotel. Existem ferramentas online que te ajudam a fazer estes tipos de sorteios, procure a que se encaixa no que você queira realizar.

Consulte as regulamentações das redes sociais antes de realizar qualquer concurso e confirme se o seu está adequado à legislação brasileira.

38 – Análise métricas online e pergunte para o seu hóspede como conheceu o seu hotel

Consultar as estatísticas é de extrema importância para sabermos com exatidão se nossas estratégias de marketing estão dando certo.

Podemos consultar esses números pelo Google Analytics (estatísticas do seu site), Métricas do Facebook e Instagram, Painel da sua plataforma de e-mails e Painel do Google Ads e Facebook Ads.

Todas essas ferramentas são importantes para a análise de nossas estratégias de marketing, mas às vezes temos que sair do digital para termos estatísticas reais de conversão de reservas.

Sempre que puder pergunte ao seu hóspede que reservou com você como ele conheceu o hotel, através de pesquisa no google, redes sociais, site, blog post, e-mail marketing, google maps indicação ou outro.

Isso pode te trazer informações relevantes e você saberá com mais detalhes o que está atraindo mais reservas. Algumas métricas não são mensuráveis no mundo online como indicações e mídias off-line.

Por isso, sempre que puder pergunte ao seu hóspede como encontrou o seu hotel e tenha um registro disso, isso também pode ser feito através de um formulário online.

39 – De olho na concorrência (promoções, estratégias e conteúdo)

Você já viu como o seu concorrente está agindo nas redes sociais? Saiba cada passo deles e como ele interage com o seu público, que conteúdos publicam, promoções, estratégias, sorteios e veja se eles estão tendo um bom engajamento.

Consulte também outras mídias como o site e blog para você saber o que ele tem que você ainda não faz, isso pode te trazer boas ideias e te dar um norte de que tipo de conteúdo você pode trabalhar.

Caso queira saber como estão as campanhas patrocinadas que seu concorrente está realizando no Facebook Ads você pode consultar através da Biblioteca de anúncios do Facebook.

Acesse a plataforma e insira o nome de seus concorrentes nas redes sociais e ele mostrará que anúncios estão sendo patrocinados no momento, isso pode te ajudar também para saber quais estratégias de anúncios patrocinados você pode fazer.

40 – Compare a sua tarifa de preço

Seu tarifário está coerente com os preços dos concorrentes do mesmo segmento? Pesquise os preços de seus concorrentes por período e categoria de UH (Unidade Habitacional) para saber se você está precificando suas diárias coerentes com o que o mercado está cobrando.

Claro, leve em consideração a sua demanda e ocupação, para precificar as suas diárias, mas é sempre bom estar de olho de como o mercado está agindo.

É recomendável que esta pesquisa de mercado seja feita pelo menos a cada 30 dias, se possível a cada 15 pois no ramo da hotelaria as diárias mudam constantemente por conta da demanda do mercado.

41 – Parceria com outros hotéis

Passou-se o tempo em que outros hotéis eram vistos como inimigos, veja eles como seus aliados, todos temos o mesmo objetivo que é movimentar o turismo na cidade.

Considere fazer parcerias com hotéis próximos ao seu, vocês podem ser bons aliados em algumas situações.

Um Overbooking pode acontecer a qualquer momento e caso você tenha um você é responsável por hospedar estas pessoas em algum hotel, tenha osuporte de algum hotel parceiro, e vice-versa, caso ele tenha um overbooking você ganha mais uma reserva.

Suas equipes também podem trabalhar juntas para realizar eventos locais que atraiam um grande público assim movimentando o turismo na cidade e sendo beneficente para ambas as partes.

42 – Use mídias digitais para alavancar seu negócio

Empreender e fazer negócios alavancarem não é tarefa fácil, mas as mídias digitais estão aí para nos ajudar, expandindo o leque de possibilidades que uma empresa tem para se comunicar com o seus clientes.

Elas não são no entanto uma ferramenta milagrosa. Tirar o máximo de proveito de seus recursos requer trabalho e pensamento estratégico. Com sorte nossas dicas te darão um norte para começar!

Busque ajuda de especialistas em Marketing Hoteleiro

O Marketing hoteleiro é algo que exige atenção de especialistas, se você não tem um setor de marketing pode considerar contratar um especialista de marketing hoteleiro.

São diversos setores e estratégias que tem que trabalhar junto para tudo se encaixar e você ter um marketing completo em todas as frentes.

Se ainda assim restarem dúvidas do que você pode fazer em questão de marketing digital para o seu hotel, fale com a gente

Especialistas em Marketing Hoteleiro

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