O Global Social Media Check-Up 2012 saiu este mês e confirmou o engajamento das principais empresas mundiais nas redes sociais. O estudo examinou o uso de mídias sociais pelas 100 Top Global Companhias da Fortune. Atualmente, 87% delas estão em pelo menos uma rede social, número que aumentou 10% em relação a 2010. Entre as empresas da América Latina, as brasileiras são as mais engajadas, com 88% presentes em algum canal digital, seguidas pelas venezuelanas (84%).

Entre as redes sociais mais populares, o Twitter, assim como nos últimos dois anos, continuou sendo a plataforma mais utilizada em canais corporativos, com 82%. O número médio de seguidores nesses perfis triplicaram (14.709) em relação ao ano passado, cuja a média era de 5,076. Já 79% dessas empresas são bem engajadas na rede social, utilizando os recursos de retweet e menções. Este ano, foram mais de 340 milhões de tweets por dia e mais de 1 bilhão a cada três dias.

O YouTube ultrapassou o Facebook na preferência das empresas. Segundo a pesquisa, 79% estão presentes com canais de vídeos, enquanto 74% utilizam a rede de Zuckerberg. No YouTube, cada empresa tem, em média, mais de 2 milhões de visualizações e cerca de 1.700 assinantes. No Facebook, a média de pessoas que falam sobre a página da empresa chega a 6.101 usuários. As companhias retribuem o engajamento, com 93% atualizando seu conteúdo semanalmente e 70% delas respondendo às interações através de comentários e publicações na timeline.

A pesquisa ainda mostra que as empresas também estão inovando quando o assunto é redes sociais e buscam presença também nos novos canais que são lançados, com 48% presente no Google+ e 25% no Pintrest.

Publicado no Blog O Globo.