Considerando a importância que a Internet tem em nossas buscas por produtos e serviços, gerar conteúdo digital para sua empresa é mais do que uma prática que agrega a suas vendas. Criar conteúdo digital se tornou uma necessidade. Mas não basta simplesmente fazer milhares de conteúdos altamente comerciais e esperar que isso vá engajar sua audiência. Enquanto o aspecto comercial é sim importante, é igualmente necessário ter conteúdos que por si carreguem algum valor para seus clientes em potencial. Isso é especialmente importante para hotéis, que precisam vender não apenas suas instalações e serviços, mas sim uma experiência ao viajante. Por isso separamos para você que tem um hotel 9 ideias de conteúdo para engajar sua audiência:

1- Ressaltar seus diferenciais

Essa sugestão é a mais básica e a mais diretamente voltada ao próprio hotel. A ideia aqui é basicamente transformar os diferenciais de seu negócio em um catalisador para geração de conteúdo. Seu hotel fica próximo a praia? Crie um post de blog falando dos benefícios da praia para a saúde. Tem um lounge e um happy hour invejável? Por que não compartilhar receitas de drinks em suas redes sociais convidando o leitor a apreciá-los em seu estabelecimento? A ordem aqui é mostrar os benefícios que seus diferenciais podem trazer ao consumidor de forma sutil e convidativa.

2- Exaltar pontos turísticos da cidade e região onde o hotel fica localizado

Um hotel conquistar a proeza de ser o principal motivo da viagem de alguém é uma façanha rara. É mais provável que o hotel seja um facilitador da viagem do que um motivador, por isso, não se limite a falar apenas dele e crie conteúdos para blog e redes sociais exaltando o que a região tem a oferecer. Você pode falar de grutas, praias, centros históricos, vida noturna, parques temáticos. Esse conteúdo vai depender muito do que sua região tem de atrativo a oferecer. Vale tanto se aprofundar em alguma atração específica, quanto fazer uma lista compilando as melhores. Fotos e vídeos enriquecem muito o material. Idealmente utiliza-se material original, mas se isso não for possível, pode-se utilizar material de divulgação de sites de prefeituras. O YouTube é também uma rica fonte de imagens e não há problema algum embedar vídeos diretamente em seus conteúdos de blog.

3- Sazonalidade (datas comemorativas)

Alta temporada, férias de julho, carnaval… épocas específicas do ano trazem maior fluxo de clientes a hotéis. Aproveitar essa movimentação é essencial para garantir bons números nessas datas. Utilizar os canais de comunicação da empresa para divulgar promoções e pacotes especiais para as épocas de maior fluxo é uma ótima forma de angariar clientes. Se o seu hotel possui um sistema de reserva online, crie cupons de desconto limitados às épocas de maior fluxo e divulgue-os através de mídia patrocinada para seus públicos de interesse.

4- Eventos

Assim como as datas especiais, eventos de grande relevância que irão acontecer na  região também merecem destaque em sua comunicação, convocando seu público a se preparar para o acontecimento e garantir hospedagem. Assim como para os períodos de alto fluxo, é uma ótima ideia criar cupons de desconto para promover a hospedagem durante esses eventos.

Normalmente, as pessoas que viajam para participar dos eventos se programam com antecedência, então leve isso em consideração quando for divulgar seu material promocional.

5- Não esqueça do seu público corporativo

Turistas em viagem de lazer são excelentes clientes e isso não é segredo, mas durante épocas do ano em que há baixa no turismo, um outro segmento de público se torna foco: o público corporativo.

Na Baixa temporada, vale à pena direcionar o conteúdo para um público que esteja viajando à trabalho. Esse tipo de conteúdo é especialmente importante para hotéis que possuam um espaço dedicado a esse tipo de consumidor, como sala de eventos e de reuniões.

Nessas épocas vale se utilizar de anúncios patrocinados, uma vez que eles permitem a segmentação de público de forma a atingir melhor o corporativo. Uma ótima dica de segmentação para essa audiência é “viajantes frequentes”.

6- Falar sobre a gastronomia local

Se tem uma coisa que as pessoas gostam é comida e tudo bem que o seu hotel pode até ter café da manhã e almoço deliciosos, mas é interessante dar destaque em seu conteúdo para a culinária regional de onde o negócio está inserido. Falar sobre pratos típicos é sempre um fator convidativo, especialmente em um conteúdo muito bem ilustrado com fotos da comida. 

Apelar para os sentidos é uma excelente forma de despertar desejo e trabalhar isso em conjunto com os pontos turísticos da região é uma ótima forma de vender a cultura local.

7- Turismo esportivo

Essa ideia de conteúdo vai depender muito se existe uma cultura de prática de esportes em sua cidade. Normalmente esportes menos comuns associados a termos específicos como, por exemplo, wingsuit, sandboarding, salto de pêndulo e downhill, fazem ótimas fontes de conteúdo para posts de blog. Combinar estes termos com o nome da sua região, cria palavras-chave de cauda longa aumentando as chances de tornar o seu site autoridade no assunto. 

Ou seja, quando alguém pesquisar por aquele esporte + o nome da sua cidade, o seu site ranqueará bem nas buscas.

8- Dicas de viagem

Criar conteúdo mais universal e utilitário é uma boa forma de se engajar com o seu público. Considerando que grande parte dos clientes de um hotel estão em viagem, dicas de viagem são um tema que oferece valor ao público e fortalece o universo da empresa. Além disso, é um assunto fértil e que possibilita múltiplos conteúdos. como arrumar sua bagagem de forma otimizada, a melhor forma de se organizar para uma viagem, coisas que não podem faltar em seu roteiro etc. As possibilidades são vastas

9- Não é só de viajantes seu público precisa ser constituído

Isso vai depender muito do que o seu hotel tem a oferecer, mas não limite sua comunicação apenas a pessoas que estão longe do seu negócio. Se o hotel possui um restaurante aberto ao público valorize-o em suas publicações. Se você oferece aluguel de espaço para eventos, lembre-se de comunicar isso a potenciais clientes.

Outra estratégia válida nesse quesito, é criar produtos que tenham apelo a um público mais próximo geograficamente, como pacotes de fim de semana, convidando os moradores da cidade a aproveitar um fim de semana de uma forma diferente. Algo que apele para a vontade de sair da rotina.

Use mídias digitais para alavancar seu negócio

Empreender e fazer negócios alavancarem não é tarefa fácil, mas as mídias digitais estão aí para nos ajudar, expandindo o leque de possibilidades que uma empresa tem para se comunicar com o seus clientes. Elas não são no entanto uma ferramenta milagrosa. Tirar o máximo de proveito de seus recursos requer trabalho e pensamento estratégico. Com sorte nossas dicas te darão um norte para começar! Se ainda assim restarem dúvidas do que você pode fazer em questão de marketing digital para o seu hotel, fale com a gente 😉