Você sabe o que é Google AdWords? São aqueles links patrocionados que tem um posicionamento especial na sua pesquisa Google de empresas que anunciam no Google AdWords.

Atualmente, essa tecnologia está tão inteligente que as vezes estamos em um blog e vemos o anúncio de um produto que acabamos de visitar, a maioria desse tipo de anúncio faz parte do Google AdWords. Esse serviço do Google foi lançado em 23 de outubro do ano 2000 como algo experimental e tinha apenas 350 clientes, a cobrança era por impressão e não por cliques como é hoje. Toda a interface de pesquisa do Google era diferente, e os anúncios ocupavam menos espaço, mesmo assim como uma ótima oportunidade de divulgar um site o Google arrecadou com o AdWords, 70 milhões de dólares apenas no primeiro ano.

2001 – 2003

Entre 2001 e 2003 ocorreram muitas pequenas modificações para testar quais esquemas de design davam mais certo com as propagandas. Em 2002 surgiu o CPC (custo por clique) surgiu também a ideia do posicionamento dos anúncios, para não dependerem exclusivamente do valor que o cliente quer pagar como também o início do índice de qualidade. Também em 2002 surge os links patrocinados em sites de terceiros, ou seja, não apenas no buscador Google (a situação em que o anúncio aparece no blog).

2004

Em 2004 o Google altera o layout da página de pesquisa e também tira a cor de fundo dos anúncios que antes era rosa e deixa branco como os resultados orgânicos.

2005 – 2007

Em 2005 é lançada a rede de display. Os anunciantes são incentivados a anunciar na rede de display, é lançado o sistema de acompanhamento de conversões. No mesmo ano foi lançado o Google Advertising Professional, um programa que visa testar e certificar os profissionais que lidam com a ferramenta. Em abril de 2007 o Google compra a DoubleClick, uma agência de marketing especializada em mídia eletrônica

2008 – 2010

Após a aquisição da empresa DoubleClick, o Google AdWords melhora a segmentação de anúncios principalmente na rede de display.

É lançada a ferramenta de construção de anúncios gráficos do Google. Disponibilizando anúncios gráficos para celulares. Em 2009 os links patrocinados são exibidos com integração ao Google Checkout, e os anúncios com sitelinks são lançados. Em 2010 os anúncios superiores recebem a cor de fundo rosa novamente, e os resultados passam a exibir resultados do Google Places.

2011 – 2012

Diversos sitelinks no mesmo anúncio são cada vez mais comuns, as pesquisas de locais físicos também foram aprimoradas, quando o usuário faz uma pesquisa e os resultados apontam algum local os anúncios do lado direito são empurrados para baixo e um mapa é exibido. No final de 2011 o Google Shopping, uma ferramenta ainda em crescimento mas com muito potencial foi liberada no Brasil.

Só em 2011 o Google AdWords representou  96% dos quase 37,9 Bilhões de dólares do lucro da empresa.
Hoje em dia já existem muitos profissionais e empresas especializadas em Google AdWords, com certeza o mesmo deu um rumo novo ao marketing e tem muito a crescer!