Talvez você tenha recentemente trocado de smartphone e agora tem um iPhone, mas quer migrar seus contatos, agenda e outras funcionalidades que tinha no seu android para o iOS.

Ou talvez você só queira aproveitas as funcionalidades dos aplicativos Google no seu iPhone.

Seja como for, preparamos esse tutorial para você aprender a sincronizar seu e-mail ao iPhone e aproveitar ao máximo todas as possibilidade do seu smartphone:

Usuários do Google Apps: o Google Sync usa o Microsoft® Exchange ActiveSync® para permitir que seus usuários sincronizem o e-mail, contatos e agendas do Google Apps com seus dispositivos móveis.

Com esse recurso também é possível configurar alarmes, na forma de som ou vibração, para mensagens recebidas e reuniões próximas.

Configurar o Google Sync com seu dispositivo iOS

Siga as etapas abaixo para configurar o Google Sync em seu iPhone, iPad ou iPod Touch.

Requisitos e backup de dados

1. O Google Sync só é compatível com as versões 3.0 e superior do Apple iOS. Se estiver usando uma versão anterior, atualize o iOS antes de configurar o Google Sync.

2. Verifique se o Safari está configurado para aceitar cookies “Dos visitados” ou “Sempre”. Se essa opção estiver definida como “Nunca”, é provável que você seja solicitado a resolver um CAPTCHA.

3. Execute uma sincronização com o iTunes para garantir que seja feito o backup dos contatos e calendários do dispositivo iOS para seu computador.

4. Se sua empresa, escola ou organização utiliza o Google Apps, o administrador deve ativar o Google Sync para que você possa usar o Google Sync. Depois de configurar o Google Sync, o administrador também terá acesso a recursos adicionais de gerenciamento de dispositivos, como apagamento remoto ou requisitos de senha. Entre em contato com o administrador para obter mais detalhes.

Primeiros passos

1. Abra o aplicativo Ajustes na tela inicial do dispositivo.

2. Abra E-mail, Contatos, Calendários.

3. Pressione Adicionar conta….

4. Selecione Microsoft Exchange. O iOS 4.0 ou superior suporta várias contas do Exchange. Caso seu dispositivo não permita que você adicione uma segunda conta, você poderá usar o IMAP para sincronizar o Gmail, o CalDAV para sincronizar o Google Agenda e o CardDAV para sincronizar seus contatos.

Inserir informações da conta

5. No campo E-mail, insira seu endereço de e-mail completo da Conta do Google. Se você utiliza um endereço @googlemail.com, será exibido um aviso “Não foi possível confirmar o certificado” ao proceder à próxima etapa.
Os usuários do iOS6 devem clicar aqui para seguir estas instruções de configuração:
6. Deixe o campo Domínio em branco.

7. Digite o endereço de e-mail de sua Conta do Google em Nome de usuário.

8. Digite a senha de sua Conta do Google em Senha.

Observações sobre senhas

9. Toque em Seguinte na parte superior da tela.

9.1 Escolha Cancelar caso a caixa de diálogo Não foi possível confirmar o certificado seja exibida.

10. Quando o novo campo Servidor aparecer, digite m.google.com. Para acessar m.google.com, defina o idioma como inglês (EUA).

11. Pressione Seguinte novamente na parte superior da tela.


Ativar Mail, Calendários e Contatos

12. Selecione os serviços do Google (Mail, Calendários e Contatos) a serem sincronizados. Para receber e responder a solicitações de reunião em seu dispositivo, tanto Mail como Calendário devem ser ativados. Os Novos eventos também devem ser ativados nas configurações do Google Agenda.

Para ativar “Novos eventos“, faça login no Google Agenda usando o navegador da Web no telefone ou no computador. Acesse Configurações do Google Agenda > Agendas > Clique em Notificações para a agenda que deseja sincronizar. Em E-mail, marque “Novos eventos” (e outras configurações de convites desejadas, como eventos alterados, eventos cancelados ou respostas de eventos) e clique em Salvar.

13. Existem três opções para manter seus contatos sincronizados. Você pode manter os contatos do dispositivo e sincronizar apenas o grupo Meus contatos, sincronizar apenas os Contatos do Google e apagar os contatos do dispositivo ou mesclar os contatos usando o iTunes e sincronizar apenas os contatos transmitidos juntamente com o telefone.

13.1. Se quiser manter os contatos existentes no dispositivo, selecione a opção Manter em meu iPhone (iPad ou iPod touch). Isso também permitirá que você continue a sincronização com o computador por meio do iTunes. Caso escolha manter todos os contatos existentes, o conteúdo do grupo Meus contatos será sincronizado.

13.2. Se todos seus contatos estiverem no Google e você desejar começar a sincronizá-los com seu dispositivo e não quiser manter os contatos em seu telefone, toque em Excluir contatos existentes. Caso não existam contatos no telefone, o conteúdo do grupo Todos os contatos será sincronizado.

13.3. Se todos seus contatos estiverem no dispositivo e você quiser importá-los para o Google, você poderá sincronizar seus Contatos do Google com o iTunes. Todos os contatos e agendas sincronizados com o iTunes serão armazenados nos grupos Contatos e Calendários “Em meu iPhone”. No momento, o iOS não permite mover contatos ou eventos de calendários dos grupos “Em meu iPhone” para os grupos do Google Sync.

Você configurou o Google Sync. A sincronização iniciará automaticamente caso você tenha o Enviar ativado em seu dispositivo. Você também pode abrir os aplicativos Mail, Calendário ou Contatos e aguardar alguns segundos para iniciar uma sincronização.

No vídeo abaixo você confere de forma ilustrativa como sincronizar a agenda do Google com seu dispositivo iOS ( o vídeo possui legendas em português, basta escolher o idioma nas configurações)