Com a popularização das marcas nas redes sociais, fica cada vez mais claro que a grande sacada para criar impacto no Facebook não é ter números, mas sim engajamento. Uma empresa pode ter uma fan page com um número grande de curtidas, mas isso não fará muita diferença se essas pessoas não interagirem e espalharem o conteúdo.

O Facebook mede esse engajamento por meio do Edgerank, um algoritmo que define a qualidade de um post, seja ele um status, uma foto ou um vídeo. Quanto mais esse conteúdo é curtido, comentado e compartilhado, maior é seu resultado nessa medida.

Algumas marcas tem utilizado de “truques” para aumentar o EdgeRank, como pedir ao usuário que curta ou compartilhe um post, dependendo da sua opinião a respeito do assunto (“curta se prefere verde, compartilhe se prefere amarelo”). Essa é uma maneira rápida de fazer com que o usuário se engaje numa questão e de quebra, aumenta a qualidade da página junto ao Facebook, mas é provável que não dure muito, já que a rede social de Mark Zuckerberg tende a banir esse tipo de coisa depois de um tempo.

A melhor maneira de aumentar medidas no Facebook ou qualquer outra rede social, é criar conteúdo de qualidade, que seja a cara de sua empresa e seu público. Não apenas sua marca parece “maior” na internet, mas também são visíveis resultados fora dela.