Desafio

Prospectar novos clientes via e-mail. Ainda que em diferentes mercados, toda organização tem pelo menos um objetivo em comum: expandir suas relações. Para dissolver a barreira entre a organização e os clientes em potencial, o Grupo Servtec buscava uma solução para aproveitar ao máximo o potencial da internet, como ferramenta de auxílio à venda. Anteriormente, o Grupo Servtec comunicava-se com seus clientes através do Google Apps (Gmail), a enorme quantia de e-mails recebidos, ameaçavam a organização da empresa, consequentemente, possíveis oportunidades.

desafio

Sobre o Grupo Servtec

Fundado nos anos 60, o Grupo Servtec atua nas áreas de engenharia e energia. Em seu campo de atuação, a organização já prestou serviços a vários clientes de peso, como empresas que estão entre as 500 maiores do país. A competência é comprovada em seus trabalhos. O Parque Eólico de Aracati é o maior em geração de energia eólica do Brasil. Inclusive, nesse setor de energia renovável, em 2010, o grupo alcançou 1,7 bilhões em investimentos.

grupo servtec

Solução

Como empresa de porte nacional, a centralização dos e-mails é essencial ao Grupo Servtec. Para desfazar qualquer embaraço relacionado aos e-mails, o Zoho CRM foi implementado, junto a um Planejamento de Processos (BPMN). O foco de todo CRM é aproximar cliente e empresa, fornecendo informações e meios para uma comunicação eficiente. É inaceitável perder uma oportunidade em andamento, seja por um e-mail não lido, ou o grande fluxo de e-mails.

“Organização” é sinônimo de “Empresa” por um simples motivo, a primeira denota trabalho em conjunto, enquanto a segunda, dependência sobre a eficiência do trabalho em equipe para alcançar objetivos. Com o Zoho CRM a equipe tem acesso a cada detalhe da negociação, do primeiro contato com o cliente, passando pelos comentários a respeito do contrato, até a conclusão da venda. Trabalhar coordenadamente é o primeiro passo para transpor qualquer obstáculo!

A riqueza em detalhes a respeito dos clientes permite outras análises, como o impacto de possíveis receitas sobre as contas. É natural ao Zoho CRM o conceito de Pipeline, no qual clientes são divididos em um funil, sendo o caminho até a extremidade uma representação dos esforços para absorver clientes. Ao fornecer as informações sobre as interações ocorridas, sejam elas e-mails, ou chamadas telefônicas, o controle sobre as atividades de vendas da empresa é maximizado, e prestar serviços padronizados torna-se uma realidade possível.

A implementação do Zoho CRM resolveu não só a falta de controle sobre os e-mails, como ofereceu à organização as ferramentas necessárias para criar novas oportunidades. Registros de tarefas, ligações, oportunidade, e-mails eram prerrequisitos ao Grupo Servtec em sua escolha, o diferencial do Zoho CRM é suprir todas essas necessidades, entre outras, mantendo a flexibilidade do Gmail. Os e-mails podem ser acessados em segundos, basta um computador conectado à Internet, pronto! Sem qualquer instalação de programas, ou download, todas as vantagens de um CRM foram oferecidas com os melhores aspectos da internet: velocidade, praticidade e a característica indiscutível de encurtar distâncias.

Resultado

Hoje, o Grupo Servtec conta com um CRM que além de eficiente é customizável, permitindo à empresa, no quesito comunicação, manter-se atualizada no mercado. A introdução do Planejamento de Processos (BPMN) aumentou a eficiência da empresa, pois atividades antes executadas de forma quase manual, agora são automatizadas, assim, a eficiência da organização foi otimizada.