O aplicativo de fotos e vídeos Instagram, lançou nesta última terça-feira (2) uma atualização na qual apresenta uma nova ferramenta, a intitulada “Stories”, que se assemelha bastante ao “Minhas Histórias”, recurso que deu fama ao Snapchat, aplicativo bastante popular entre os jovens, pelo qual o Facebook já chegou a oferecer 3 Bilhões de dólares, a oferta foi recusada pelos seus fundadores.

O novo recurso permite aos usuários compartilharem “os momentos de seu dia”. O diferencial é que, as fotos e vídeos desaparecem sozinhos após um período de 24 horas, assim como no Snapchat. A forma tradicional de postagens do Instagram será mantida, o “Stories” é apenas uma ferramenta diferenciada no app.

Introducing Instagram Stories from Instagram on Vimeo.

A ferramenta do modo história situa-se no no lado esquerdo do campo superior do feed, um botão com formato de círculo com o sinal de  “+” no meio.

instagram-image

Para criar uma nova história basta clicar nesse botão. Feito isso, será aberta uma tela com a câmera em full screen, basta clicar no círculo maior no campo inferior da tela. Para gravar vídeos, você precisará pressionar esse botão, segurando-o, o vídeo pode ter duração máxima de 10 segundos. O recurso também traz a possibilidade de adicionar filtros, emojis, texto e “desenhos” ás imagens, tornando-o ainda mais divertido.

insta-catinsta-cat-2

As “histórias” postadas pelos usuários que você segue aparecem logo abaixo desse botão, também na parte superior do feed. Ao seleciona-las, as imagens e gravações serão exibidas em uma espécie de slide, permitindo avançar ou retroceder, e podendo ser acessadas quantas vezes o usuário desejar (dentro do período de 24 horas, é claro).

instagram-stories1instagram-stories2instagram-stories3

Se desejar, as suas imagens também poderão ser salvas no rolo da câmera.

Os usuários que tem o perfil privado só poderão ter suas histórias acessadas por seus seguidores, assim, quem dispõe de um perfil público, poderá ter sua história acessada por todos.

Outra semelhança com o Snapchat, é a forma de reprodução automática, quando a história de um usuário termina, as “histórias” publicadas pela próxima começa a ser exibida automaticamente. Assim como no feed, a nova ferramenta dará prioridade às atualizações dos usuários com que você interage com mais frequência, ou seja, os de maior relevância para você.

A nova ferramenta também permite ao usuário saber quantas e quais pessoas visualizaram a sua história da mesma forma que o Snapchat: arrastando de baixo para cima. Também é possível “esconder” suas stories de determinados seguidores, tanto para que eles não vejam as suas, quanto para que você não veja as deles.

insta-quem visualizouinsta-esconderdeusuario

As publicações no modo história não poderão ser curtidas nem comentadas, porém, é possível enviar uma mensagem para o autor das postagens através da “Direct Message”.

O principal objetivo do Instagram para com essa nova ferramenta é fazer com que os usuários passem mais tempo no aplicativo, e permitir aos mesmos mais do que apenas postar suas melhores fotos, mas também, compartilhar com os amigos vários momentos de seu dia-a-dia, diminuindo assim, o excesso de publicações em seu perfil.

Como era de se esperar, a mudança gerou diversos comentários e críticas bem humoradas dos usuários nas redes sociais, e claro, diversas comparações ao aplicativo Snapchat.

Mas agora resta saber que benefícios esse novo recurso irá trazer para as pessoas e empresas que utilizam o Instagram como ferramenta de marketing. Será que os que estavam acostumados com a forma estática das publicações do Instagram irão se adaptar a esse recurso prático e dinâmico? Torcemos para que sim.