Hoje o Brasil ocupa o quarto lugar em número de usuários de Facebook no mundo. Em uma rede onde somos mais de 54 milhões de brasileiros a busca por informações pode não ser tão simples. Confira aqui os bloqueios e características para monitorar a maior rede social do planeta.

Um monitoramento diferente em cada perfil.

Uma coisa é certa, você nunca terá acesso a todas as informações no Facebook. Cada perfil irá permitir um monitoramento diferente, isso acontece devido as configurações de privacidade de cada usuário limitando o monitoramento. Apesar desse bloqueio é possível conseguir dados importantes.

Trace mais de um objetivo para a pesquisa. Não seja específico demais a não ser que possa separar essa pesquisa em grupos diferentes de monitoramento.
Fique atento às citações. Veja no “top 10” os autores que mais falaram no Facebook e se preciso, crie monitoramentos para acompanhar passo a passo os principais influenciadores da sua marca.

Facebook tem memória curta.

Com a quantidade imensa de informações sendo postadas todos os dias, o Facebook permite apenas recuperar o histórico de monitoramentos de 14 dias anteriores.

“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”, quanto mais cedo você começar a monitorar menores serão as chances de perder conteúdos relevantes para a sua pesquisa.

Desde o cadastramento do monitoramento busque monitorar com “15 dias atrás” assim com apenas duas semanas de monitoramento já haverá conteúdo monitorado de 30 dias.

Fan Page precisa ir além do Facebook Insights

“Curtir”, “Alcance”, “Falando sobre isso” e “Check-ins”, todas essas métricas são importantes, porém, perdem um pouco a relevância quando o assunto é saber quem realmente são seus fãs. Buscar um por um manualmente é uma tarefa complicada e imprecisa.

Faça um acompanhamento através dos relatórios que você pode exportar em xml pelo próprio Facebook. Caso tenha problemas em baixar, troque seu idioma para o inglês e tente novamente.
Una esses dados aos gráficos de “audiência”, “hora” e “dia da semana” disponíveis na ferramenta. Fique de olho também na mensuração de sentimentos para medir a opinião das pessoas sobre a sua marca.

Fique ligado, 1 a cada 4 brasileiros têm uma conta no Facebook. As oportunidades para a sua marca podem estar diante da sua tela.
Aproveite as dicas e bom monitoramento!

Fonte: Brandviewer