As duas universidades mais importantes do mundo Harvard e MIT, uniram-se para criar cursos livres gratuitos para milhares de alunos. Com aporte de U$S 30 milhões de cada universidade o edX tem o objetivo de disseminar conhecimento de qualidade para todo o mundo, permitindo que as instituições entendam melhor como os alunos aprendem, quanto cada parte das aulas é bem compreendida e quais áreas demandam mais explicações e informações.

“Nós não vamos apenas tornar o conhecimento mais acessível, também iremos entender mais sobre o processo de aprendizagem”, disse Drew Faust, presidente de Harvard, durante a coletiva de imprensa de anúncio da edX. “Dois dos meus compromissos mais importantes como presidente de Harvard têm sido aumentar o acesso à educação e fortalecer o ensino-aprendizado. A edX vai nos permitir avançar nesses dois propósitos de formas inimagináveis.”

A proposta é que os cursos irão além daquilo que já existe em se tratando de cursos online. “Iremos além do modelo padrão de educação on-line que se baseia em assistir o conteúdo de vídeo. Vamos oferecer uma experiência interativa”, afirma a universidade MIT.

Para tornar a parceria possível, será utilizado uma plataforma desenvolvida pela MIT, que inclui grupos de discussão, laboratórios on-line, aprendizado de forma colaborativa, e avaliação da aprendizagem na medida em que o aluno progride no curso. Os cursos estarão disponíveis a partir de setembro.

Fonte: Porvir