A correria do dia-a-dia nos faz muitas vezes comer algo rápido em qualquer lugar. Mas isso muitas vezes se opõe a hábitos saudáveis. E alguns se perguntam: “o que há nesse lanche?” Para responder tais questões, está sendo projetado um gadget batizado de TellSpec que funcionará aliado ao seu smartphone que detecta todos os ingredientes do alimento.

A ideia surgiu por Isabel Hoffman. Sua filha tem intolerância a glúten e sempre é preciso checar todos os ingredientes dos alimentos. E além de mostrar todos os componentes, o aparelho explica o que é.

Como funciona

TellSpec funciona com a luz. Ele scanneia a comida e absorve os fótons, captando o estado de energia de cada molécula e os contabiliza. Com esse resultado, o aparelho é capaz de descrever os compostos químicos.

Essas informações são transferidas ao smartphone, onde terá dados como: nutrientes, calorias, substâncias químicas, ingredientes e detalhes sobre alérgenos.

O produto é super inovador e o projeto encontra-se em um site de crowdfunding, mas já se sabe que será produzido, pois restam 20 dias para o fim do financiamento coletivo, e já contém o valor necessário.

Para desenvolver o projeto será preciso 2 anos, e ele entrará no mercado custando aproximadamente 150 dólares.