7) Razões Para Utilizar o Gerenciamento de Territórios

Os seus representantes de vendas podem trabalhar muito ou pouco. Isso pode levar a um desperdício de recursos e perda de receita. A carga de trabalho necessita ser propriamente distribuída para dar aos seus clientes existentes e prospecções a atenção que eles necessitam.

8 ) Permissão Para Acessar um Registro em Um Território

Os usuários apenas podem editar registros no seu território, caso tenham permissão para editar registros do módulo, ou caso o território no qual o registro pertence permite ler-escrever-deletar, ou o usuário é um gerente no território que o registro pertence.

Observações:

  1. Os usuários terão acesso total ao registro que pertence a ele;
  2. Os registros “filhos” possuirão as mesmas permissões que o registro “pai”;
  3. Usuários com perfil administrador, possuirão acesso total a todos os registros.
9) Funções e Responsabilidades
Função Responsabilidade
Administrador
  • Ativar/Desativar gerenciamento de territórios;
  • Criar territórios;
  • Adicionar/Remover usuários em um território;
  • Atribuir manualmente territórios aos registros, caso for necessário.
Gerente de Território
  • Criar sub-territórios para os territórios;
  • Adicionar/Remover usuário em um território;
  • Estabelecer metas para os seus territórios;
  • Mudar manualmente os territórios das contas, contatos e potenciais.
Membros do Território (Permissão para apenas ler)
  • Visualizar contas, contatos e potenciais;
  • Visualizar previsões para o território.
Membros do Território (Permissão para ler e escrever)
  • Criar ou modificar contas, contatos e potenciais;
  • Visualizar previsões de vendas para o território.
Dono de um Registro no CRM Pode realizar todas as funções pré-definidas para seu perfil.

 

10) Começar um Território do Início ou Estender a Partir da Hierarquia de Funções?

Nota Importante: Depois que você escolher o método para criação de território você não poderá voltar atrás, por este motivo, tome cuidado ao escolher, caso prefira, entre em contato com a Cronic Consultoria.

Começando um território a partir da hierarquia de funções, permitirá você replicar a hierarquia de funções para territórios. Todos os usuários de uma função serão adicionados como usuários em um território. O gerente de cada função será o gerente do novo território. Você pode alterar a hierarquia de funções mais tarde para se adaptar as necessidades da sua empresa.

Caso você queira uma melhor personalização para o seu negócio, escolha criar um território do início.

11) Permitindo Gerenciamento de Territórios
Passo a) Clique no link “Configuração”, localizado no topo direito do website.

Passo b) Clique em “Territórios” na Seção “Gestão de território”.

Passo c) Deverá aparecer uma página como na imagem abaixo, clique em “PRIMEIROS PASSOS”.

Passo FINAL)

Após o passo a), você deverá ser direcionado para uma página onde irá escolher entre duas opções, “Estender a partir da hierarquia de funções” ou “Começar do início”. Veja o Capítulo 11 deste tutorial para saber qual escolher. Você não poderá voltar atrás!

Assim que o território for habilitado, será criado um novo campo chamado “Território” em “Contas, Contatos e Potenciais”. Você também poderá criar previsões para cada território e visualizar os registros de acordo com o território a qual este pertence utilizando um novo menu em seu respectivo módulo.

12) Criando Territórios

Usuários com um perfil administrador, podem criar territórios. Os gerentes de territórios tem por padrão a capacidade de criar sub-territórios para o territórios no qual este está registrado.

Passo a) Clique em “Configuração”;

Passo b) Na seção “Gestão Territorial”, clique em “Territórios”.

Passo c) Clique em “+ Novo Território”.

Passo d) Após o passo c) abrirá uma página chamada “Criar Território”, nela preencha os dados de acordo com as suas necessidades. Siga os passos:

  • Especifique um nome para o território;
  • Escolha um gestor para o território;
  • Em “Território Principal”, escolha em qual território, estará localizado aquele território;
  • Em “Adicionar Utilizadores”, adicione os usuários que terão acesso a este território. OBS: todos os usuários adicionados, irão possuir as mesmas permissões;
  • Em “Permissões”, escolha entre “Apenas de leitura” ou “Leitura/Escrita/Remoção”, está será a(s) permissão(ões) para os usuários escolhidos acima;
  • Especifique uma ou mais regras (Opcional, mas aconselhável, para melhor utilização do Zoho CRM), baseado nesses critérios, os registros serão atribuídos aos territórios;
  • Para criar clique no botão “Criar”, localizado no final da página.

Clique aqui para visualizar a continuação do tutorial.