Talvez você nem tenha ouvido falar deles mas provavelmente repara (ou não) algumas modificações em opções de buscas e resultados delas, não?

Pois então, de tempos em tempos acontecem algumas atualizações nos algoritmos dos motores de buscas do Google, sempre para melhorar os resultados e “filtra-los”.

Os nomes desses algoritmos são Panda, responsável especificamente por qualificação dos resultados do motor de busca ratificando os sites, enquanto o Pinguim que mede a qualidade global excluindo dos resultados as páginas que não tem conteúdo bom o suficiente para serem mostrados.

Em um dos blogs oficiais do Google a empresa pronunciou-se sobre essas modificações dando ênfase no motivo pelo qual está acontecendo as mudanças: dar às pessoas as respostas mais relevantes para suas perguntas o mais rápido possível. Pode conferir o post original aqui.

Blogueiros

Muitos blogs foram prejudicados enquanto outros favorecidos com essas mudanças, por quê?
Um dos atributos mais importantes na pesquisa é a relevância do conteúdo, se você tem um mesmo texto que um outro blog seu endereço provavelmente não será indexado, quantidades de links também não são mais um atributo que faz seu blog melhor indexado.

Agora, mesmo essas modificações terem iniciado em 2011 muita gente não faz ideia sobre isso, e pratica esses erros. Como fugir disso?

Tendo um conteúdo totalmente escrito por você, ler um artigo, e escrever com base nas informações não é ruim desde que o texto seja de fato escrito por você, posts curtos também colaboram para ser ignorado pelo Google.

Portanto escreva um texto completo, com no mínimo 300 caracteres, insira imagens ou vídeos. Tudo isso ajuda na relevância de seu conteúdo, entre outras boas maneiras que você pode conferir lendo esse post aqui.

O segredo é mesmo muita pesquisa e um bom gerenciamento de conteúdos para seu blog.