A primeira reação quando nos sentimos ameaçados, normalmente é o ataque, seja qual for o tipo de ameaça, nos defender é instinto. E quando duas potências da era da informática se chocam, e sentem-se ameaçadas pelas novas tecnologias que surgem, não é diferente, partem pro ataque.

” As pessoas sempre temem as mudanças. Temeram a eletricidade quando foi inventada, não foi? Temeram o carvão, temeram as máquinas a gás… Sempre haverá a ignorância, e a ignorância leva ao medo. Mas com o tempo, as pessoas acabarão aceitando seus mestres de silício.” Disse Bill Gates – olhem só.

Hoje o Google, que é o maior site de busca da Internet, está vendendo programas de software, e mostrando que tem capacidade pra fazer isso com inovação e pioneirismo. E é claro, empresas que são especializadas em software desde o princípio, não aceitam, colocando todo tipo de defeitos, para que não se prossiga o sucesso desta.

A Microsoft é um exemplo de amedrontamento, depois que o Google surgiu com aplicaçoes empresariais baseadas em ”computação em nuvem”, a gigante que sempre produziu software melhor do que ninguém, sente que esta ficando pra trás.

Por isso produziu um video, para afirmar para o mundo da tecnologia e para si mesma, que ainda seus programas estão por cima e que a ”computação em nuvem” ainda não esta pronta para substituir as aplicaçoes convencionais. Tentar frear o avanço de novas tecnologias para ficar por cima não é viável neste meio, é como se tentasse proibir a fabricação de computadores para manter a venda de máquinas de escrever.