Esse foi um ano de muitas novidades nas redes sociais, elas estão se adaptando e se atualizando conforme às necessidades de seus usuários: cada vez mais pessoas têm acesso as redes sociais, e, atualmente, o mundo gira em torno de informações. Quanto mais conteúdo adquirimos, de mais precisamos. Sem falar que as mídias sociais estão se tornando um dos principais meios de veicular anúncios e propagandas, devido ao alto número de pessoas que as visualizam diariamente.

O Instagram, rede social de fotos e vídeos, possivelmente foi o que mais se destacou com os novos recursos. Alguns dos usuários se mostram muito contentes e satisfeitos com as constantes novidades no aplicativo a cada atualização, mas outros se mostram insatisfeitos com as updates mais recentes.

Dentre as principais novidades no aplicativo estão a mudança da duração dos vídeos para 1 minuto, o recurso Stories que você confere aqui, a Instagram Direct, e finalmente a opção de perfil empresarial, a mais recente.

Conheça mais sobre estas novidades:

Direct Message

Em relação as que foram citadas, esta é a mais antiga. A Instagram Direct é uma ferramenta que permite aos usuários do aplicativo enviarem mensagens de texto para uma pessoa em particular ou para um grupo de até 15 pessoas. Além disso, podem ser enviadas fotos e vídeos provenientes da galeria do celular, sacados na hora ou compartilhadas de algum perfil que pode ser o seu ou de outra pessoa.

image: divulgação/Instagram

image: divulgação/Instagram

Para enviar um vídeo ou foto para alguém em específico, basta clicar no botão da câmera, inserir a imagem desejada e seguir para a edição da mesma, depois disso, na hora de compartilhar a imagem aparecerão duas opções: compartilhar normalmente com os seus seguidores, ou compartilhar via Direct. Toque no nome das pessoas para as quais você deseja enviar e insira uma legenda. Toque em enviar, e pronto!

image: divulgação/Instagram

image: divulgação/Instagram

O Instagram Direct também dispõe a opção de “curtir” o que lhe foi enviado.

Quando sua mensagem for lida pelo usuário para o qual você enviou, você receberá uma notificação em seu celular, e, é permitido excluir uma mensagem mesmo que ela já tenha sido vista.

Se alguém que ainda não o segue lhe enviar uma mensagem, esta vai para uma área de aprovação. Nela, você pode aceitar ou recusar a mensagem do usuário.

image: divulgação/Instagram

image: divulgação/Instagram

 

Vídeos com duração de até 1 minuto

Este recurso foi lançado no início de fevereiro, porém até então, tinha sido disponibilizado apenas para anunciantes.

Segundo o pesquisas da plataforma, as pessoas estão cada vez mais envolvidas com este tipo de recurso, quando estão no app, os usuários passam mais de 40% de seu tempo assistindo vídeos.

Os vídeos que antes podiam ter a duração máxima de 15 segundos, passaram a ter seu tempo de duração limite de 60 segundos, que podem conter vários takes ou apenas um take constante. O recurso também permite editar o vídeo e adicionar filtros a ele.

Perfil empresarial

Esse novo recurso é devido a quantidade de pessoas que utilizam a rede social para negócios e divulgação de produtos e serviços, e necessitam de mais facilidade para se relacionar com os clientes. A atualização já está disponível e permite as contas empresariais adicionar um botão que torna o contato do cliente com a empresa mais simples. Através dele, é possível  realizar ligações, enviar e-mails e até saber como chegar na empresa.

image: divulgação/Instagram for business

image: divulgação/Instagram for business

O novo recurso também permite a empresa acompanhar o alcance de suas atividades, bem como o impacto das impressões nas publicações, e informações demográficas como gênero, idade e onde estão localizados os seguidores. Isso ajuda a identificar quais as estratégias e produtos que tiveram mais sucesso e relevância.

image: divulgação/Instagram for business

image: divulgação/Instagram for business

Para ter uma conta empresarial é necessário ter uma Fanpage no Facebook, que é solicitada durante o cadastro. As informações de endereço, telefone, site, e-mail, entre outras, são cadastradas imediatamente no seu perfil de negócios do Instagram quando cadastrada a Fanpage.

Todas essas novidades podem ajudar, e muito, a fazer sua empresa crescer. Isso mostra o quão importante é para uma empresa o uso das redes sociais. E você, o que achou das novidades? Na sua opinião, o que poderia melhorar ainda mais o desempenho de uma empresa nas redes sociais?