Sim, mais cedo ou mais tarde, para o crescimento ideal de sua empresa, você terá que contratar.

Acontece que outras empresas também estão em crescimento e buscando os melhores profissionais que o mercado disponibiliza. E para sair na frente, o melhor a se fazer é usar de um bom processo de recrutamento imediato.

Veja abaixo algumas dicas de comportamento que facilitarão no seu processo.

Utilize referências

Se você já possui ótimos e produtivos colaboradores que caminham conforme  a cultura da empresa, utilize o know How, a lista de amigos, o Facebook. Olhe para as referências dos funcionários como potenciais candidatos e talvez você nem precise contratar uma empresa especializada ou um headhunter.

Boas referências podem acelerar o processo.

Descreva

Seja bastante preciso na descrição da vaga. Seja claro enquanto às qualificações e experiências profissionais necessárias. Não tenha medo em falar o que você não quer em um candidato.

Use as redes sociais

Pode parecer esmagadoramente estranho, mas fique atento ao Facebook e ao Linkedin. Observe o comportamento individual do que ele faz ou fala nas redes sociais.

E tenha certeza de que você parece ser uma empresa humana com reais preocupações com seus funcionários. Pois, lembre-se, são eles quem fazem e representam sua empresa.

Saia do escritório

Ou seja, saia do quadrado. Não fique esperando por e-mails e currículos em sua mesa. Vá à campo, em feiras, em universidades, cursos… Com certeza irá encontrar profissionais qualificados. Encubadoras e instituições de ensino disponibilizam mentes brilhantes, com muito potencial, com experiencia tecnológica e vontade em aprender. A escola da viva virá depois.

Mantenha contato

Lembre da famosa frase: “quem não é visto, não é lembrado”. Mantenha contato com os candidatos, envie-lhes mensagens do status da análise de currículo. Do contrário, eles podem escapar e mudar de ideia. Partindo para outras oportunidades.

Comece a agir hoje e recrute os melhores colaboradores que farão com que sua empresa avance nos próximos anos.

Conheça aqui uma maneira de controlar e contratar candidatos de forma mais eficiente: Zoho Recruit.