É hora de saber como o aplicativo avaliado em 3.6 bilhões de dólares pode valorizar a sua empresa.

Grandes empresas, como Redbull e HBO usam o Snapchat para engajar usuários. Eu sei que você vai dizer que é fácil ganhar seguidores com uma empresa de sucesso internacional, porém, a primeira empresa a ultilizar o aplicativo como ferramenta de Marketing foi uma iogurteria de Nova York. Como? Muito simples, cupons de desconto que expiravam em 10 segundos foram enviados para os usuários. Os descontos variavam de 16% à 100% e os Snaps eram abertos no caixa, na hora em que o cliente ia pagar a conta. Desconto surpresa! Quem não iria querer, né? Então, seguindo esse exemplo, muitas empresas começaram a fazer campanhas com vídeos promocionais e imagens inéditas, mostrando curiosidades e inaugurando novos produtos via Snap.

Diferente do seu site ou blog, onde você passa mais informação, o lance aqui é interagir. E qual é a melhor forma de interagir com alguém, senão sendo criativo e divertido? Quando uma pessoa adiciona outra numa rede social, de certa forma, ela convida a mesma a fazer parte do seu dia a dia. O que faz o Snapchat se destacar dos demais, é a maneira não só instantânea, mas limitada – e eu diria até provocativa – com que a ferramenta funciona. Diferente das outras redes sociais, onde as postagens podem ser vistas quantas vezes você desejar, no Snap elas tem um curto período de tempo para expirar, que é determinado por quem as enviou. Percebeu o interesse que o app pode gerar? Interesse que leva as pessoas a acessarem o seu site da sua empresa ou outras redes nas quais sua marca está presente para saber mais sobre a prévia do conteúdo divulgado. Por isso, o Snapchat é um parceiro valioso para as outras redes sociais, onde você pode divulgar conteúdos completos.

O Snapchat foi logo caindo na boca do povo e conquistando milhões de usuários, o que, inclusive, o colocou na mira do Facebook, que diga-se de passagem, já comprou o Instagram por nada menos que US$ 1 bilhão.

Snap de boas-vindas:

Primeiramente, a ideia não é bombardear os usuários de promoções e todos gostamos da famosa política da boa vizinhança. Por isso, dê as boas-vindas aos seus novos seguidores. Mostre que você está feliz em recebê-lo e saber que ele se interessa pela marca. De quebra, se você tem uma loja online, física, um restaurante ou um empreendimento do gênero, quem sabe um cupom de desconto inicial seja uma ótima pedida.

Cupom de desconto:

Essa é uma maneira bem popular de prospectar clientes: desconto! Como fez a iogurteria em Nova York, basta enviar descontos surpresas para seus clientes. Isso com certeza vai atraí-lo ao seu negócio. Uma boa dica é enviar um Snap de aviso, para que o cliente fique na expectativa de ganhar um bônus do Snap seguinte!

Envolvendo o cliente:

O Snapchat é um parceiro valioso para as outras redes sociais, onde você pode divulgar conteúdos completos.

Por exemplo, faça posts elaborados sobre seus produtos ou novidades em outra rede social, como Blog ou Facebook, e crie uma chamada intrigante para divulgar no Snapchat, algo que desperte curiosidade no usuário e o faça interagir com a marca.

Perguntas e respostas:

Faça perguntas promocionais em que o usuário ganha descontos ou prêmios se acertar a resposta! Ela poderá ser feita tanto por Snap, quanto pelo chat que o app disponibiliza.

Calendário de Envios:

Como toda campanha de Marketing, aqui também será preciso um planejamento. Um mínimo de envios por semana, um horário de impacto e assuntos pré-determinados. Se preciso, monte uma planilha para monitorar seus envios e mensurar seus resultados, já que o Snapchat não disponibiliza relatório.

Lembre-se de que focar no seu público alvo e deixar a impressão digital da sua marca é fundamental para que dois pontos fortes sejam alcançados no processo de Marketing nas redes sociais e gerem engajamento: ser original e autêntico. O público quer ser envolvido pelo que é diferente e novo, quer ser convencido de que precisa do que você vende e de que a ideia que você propõe é sólida e vale a pena ser seguida.

Exemplos de Campanhas de Marketing no Snapchat:

ACURA – Vídeo de apresentação do NSX Prototype pela Honda

ABSOLUT – A marca de bebidas divulgou seu Snapchat no Facebook para que seus seguidores pudessem acompanhar o desenvolvimento da garrafa, criada pelo ilustrador Rafael Grampá, com o tema “Carnaval” para sua nova bebida, a Karnival.

snapchat-absolut