Um spam tenta pegar carona na popularidade e credibilidade do Google para obter dados confidenciais de usuários de computadores no Brasil. Através de um link que vai direto para um formulário criado no Google Docs, os criminosos procuram obter dados de acesso à conta de e-mail com o intuito de se aproveitar das informações obtidas por meios ilícitos.

 

“Como o Google Docs permite criar formulários e os dados coletados podem ser enviados para um e-mail cadastrado ou gerar uma planilha, fica fácil para o criminoso pegar o que roubou e sair vendendo por aí. Orientamos aos usuários de computador, independente dos serviços de e-mail que utilizam, a não acreditar nestas mensagens que pedem atualização de dados, seja de e-mail ou de contas bancárias e de cartões de crédito“, orienta Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia.

Enquanto outros golpes tentam convencer o usuário a acessar uma página falsa ou abrir algum arquivo infectado com vírus, este spam aproveita o serviço do Google para tentar lesar o internauta. Com erros de português, a mensagem diz: “você pode não ser capaz de enviar ou receber novas mensagens até que você re-validar a sua caixa de correio”. O aviso falso é seguido de um link para o formulário.

Veja como funciona clicando aqui.