O Google, a ferramenta de busca mais utilizada da internet, pode ser ainda mais útil na hora de fazer trabalhos escolares e acadêmicos, se você souber como e onde pesquisar as informações que precisa.
Apesar de familiarizados com o mundo digital, muitas vezes os estudantes não sabem encontrar material relevante na internet. “Eles captam o funcionamento das novas tecnologias muito mais rápido, mas na hora de extrair a informação, não sabem por onde ir. Podem passar direto por uma informação fundamental”, afirma Conceição Aparecida Cabrini, professora de História da Escola Nossa Senhora das Graças e doutora em Semiótica e Comunicação.

Índices e indicadores

Qual foi o tamanho do tombo da economia mundial na crise econômica atual? Qual é a emissão de CO2 per capita dos países desenvolvidos? E dos países em desenvolvimento? Como se comportou a taxa de natalidade no Brasil e no mundo nos últimos anos? Para ter acesso a dados como este e estabelecer comparações entre países, os estudantes podem usar a ferramenta Google Public Data . Com dados oficiais e atuais de grandes organizações, o site gera gráficos no período de tempo que o usuário quiser.

Emmanuel Evita, gerente de comunicação e assuntos públicos do Google, destaca a possibilidade de analise do desenvolvimento de outros países e comparação com o Brasil. Ele conta que a empresa já fez uma aproximação com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas ainda não tem acesso aos dados atualizados. “É um trabalho de parceria. Estamos abertos a trabalhar com organizações de informações”, diz.

Livros, teses e artigos científicos

No Google Acadêmico, a pesquisa é feita em teses, patentes, revistas e artigos científicos, sites de universidades e institutos. A parceria com editores e autores permite ao Google apresentar trechos de livros ou até mesmo a íntegra.

A pesquisa ajuda a incrementar a bibliografia de um trabalho e a encontrar mais estudiosos de um assunto. Os resultados mostram citações em artigos do termo pesquisado, possibilitando encontrar pesquisadores e especialistas. “São informações para um público bem específico”, define Emmanuel.

Busca pela imagem

Lançado em 2010, o aplicativo Google Goggles utiliza a imagem capturada pela câmera do celular para fazer uma pesquisa. A ferramenta rastreia a foto e apresenta informações como a definição, onde comprar, imagens relacionadas, etc. Também é possível fotografar um texto escrito em outro idioma e traduzir para o português, sem precisar digitar as palavras.
O aplicativo pode ser utilizado durante viagens de estudos do meio para acessar dados sobre monumentos, obras de artes, peças de museu, etc.

Como definir melhor sua pesquisa

Saber como utilizar a barra de pesquisa do Google também é fundamental. Com alguns termos você definir melhor a busca, “limpar”, excluindo resultados indesejados, procurar arquivos e fazer cálculos rápidos.

Baseado em: Último Segundo.