Quem nunca gazeou/matou/cabulou aula na Escola?Todo mundo ja tentou de algum jeito fugir daquela aula indesejada, ou aquele professor que ninguem gosta.  Ou que pai ou mãe, nunca deixaram os seus filhos na porta do Colégio, certos que eles entrariam na aula, quando eles estão é fora dela.

Foi aí que uma escola Municipal de Vitória da Conquista na Bahia, resolveu implantar uma maneira que acabará com a festa dos espertinhos.Um uniforme inteligente, que agrega um chip baseado em rádio frequência, instalado dentro das camisetas de uniforme, no brasão ou na manga.

O funcionamento é simples, ao entrar escola, o sensor detecta o chip no uniforme e automaticamente envia um SMS para os pais, avisando que seu filho(a) entrou na Escola, caso contrário, passando 20 minutos após o sinal de entrada, envia-se outro SMS para os pais, avisando que seu filho(a) nao compareceu na aula.

Alegria de uns, tristeza de outros, os pais sentiriam-se muito mais confiáveis, pois nao seriam mais enganados por seus anjinhos e ingênuos filhos.

Para os espertos ao extremo que ja pensam em burlar esse novo sistema, o Secretário Municipal de Educação, Coriolano Moraes, afirma ”é praticamente impossível devido a um sistema de segurança do chip”. Ele também diz que a tecnologia é resistente. “Pode lavar, passar e dobrar”, afirma.Então, vamos confiar na palavra de Moraes, e acreditar que este sistema inovador dará o jeito que educadores e coordenadores precisavam para colocar os matadores de aula na linha.

O valor investido foi de R$ 1,2 milhão, e estima-se que o sistema funcione para os primeiros 20 mil alunos até 15 dias. O restante deve ser comtemplada até 2013.