Zoho Corporation não é uma empresa média de aplicações de negócios. Ele se concentra no mercado de pequenas empresas. Posiciona singularmente seu produto CRM entre um amplo conjunto de aplicações de produtividade adjacentes e usa um modelo de precificação freemium.

Evolução

A fabricante de aplicativo foi fundada em 1996 como uma spin-off da empresa-mãe AdventNet. Seguindo o ciclo em que visa uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Na virada do século, a empresa ampliou seu portfólio de produtos com soluções de plataforma, como a busca de banco de dados, segurança da informação, produtos de automação de teste e, finalmente, uma produtividade de escritório sob demanda e suíte CRM. Em maio de 2009, o Zoho controladora AdventNet mudou seu nome para Zoho Corporation. Até o final de 2011, Zoho CRM tinha adquirido 25 mil clientes.

O Zoho CRM Suite começou como uma extensão de um aplicativo de help desk personalizado construído pela então controladora AdventNet. Curiosamente, AdventNet era um investidor em código aberto para CRM vtiger maker (que se iniciou como uma solução bifurcada do SugarCRM).

Porque se chama Zoho?

O nome Zoho é um jogo de palavras “small office / home office” – escritório / home office (SOHO) sigla que sonoramente foi adaptada para ZOHO. E oferece um reconhecimento que tanto reforça seu mercado-alvo do cliente, bem como o diferencia dos produtos de software corporativos de sua empresa-mãe, como as ManageEngine soluções de gerenciamento de TI que estão focados em gestão global de TI.