É, parece que o cofundador Mark Zuckerberg do Facebook, não ficou nada feliz com a postura com que a justiça brasileira está tratando o aplicativo WhatsApp.

Em nota ao Facebook, Zuckerberg, que hoje é o atual dono do aplicativo, apontou este dia como “um dia triste para o país”. Mais 100 milhões de pessoas estão sem acesso
ao aplicativo. Comunicou também que está chocado com a situação, todos os brasileiros estão sendo punidos por uma decisão extrema de um único juiz.

Leia abaixo o comunicado de Mark Zuckerberg:

“Hoje à noite, um juiz brasileiro bloqueou o WhatsApp para mais de 100 milhões de usuários do aplicativo no país. Estamos trabalhando duro para reverter essa situação. Até lá, o Messenger do Facebook continua ativo e pode ser usado para troca de mensagens.

Este é um dia triste para o país. Até hoje o Brasil tem sido um importante aliado na criação de uma internet aberta. Os brasileiros estão sempre entre os mais apaixonados em compartilhar suas vozes online. Estou chocado que nossos esforços em proteger dados pessoais poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do WhatsApp pela decisão extrema de um único juiz.

Esperamos que a justiça brasileira reverta rapidamente essa decisão. Se você é brasileiro,
por favor faça sua voz ser ouvida e ajude seu governo a refletir a vontade do povo.”

O WhatsApp pode ser acessado por meio de uma VPN.

Para cada situação de desconforto online, são criadas soluções para ajudar aqueles que querem se manter conectados! Você sabe o que uma VPN? Ela representa um “Rede Virtual Privada”, que permite o tráfego de informações de forma segura, como, por exemplo, o acesso a uma rede interna de uma empresa, mesmo que o usuário esteja fora dela. Com isso, é mais fácil levar dados de um ponto a outro da rede sem ficar a mercê de cibercriminosos ou da vigilância, em caso de governos autoritários. Como você pode ver, VPN’s são de extrema importância para a segurança da informação digital e, por sorte, hoje pode ajudar a burlar o bloqueio do WhatsApp.

Nesse caso, A VPN camufla a sua localização e redireciona o seu tráfego passando por outros países. Ou seja, hoje você pode utilizá-la como aquela forma de gambiarra camarada, porém, muito bem planejada, que vai trazer seu WhatsApp de volta a vida. É necessário que seus contatos também utilizem um aplicativo VPN para o chat se normalizar.

Conforme recomenda o site Engenharia é, estes são alguns aplicativos VPN que você pode baixar no seu celular:

Android: VPN Master
iOS: SurfEasy VPN
Windows Phone: VPN One Click

Fontes: FacebookEngenharia é | Olhar Digital