Lançado em agosto de 2015 no Reino Unido e Estados Unidos, o Youtube Gaming finalmente chega ao Brasil, anunciado durante o evento Brasil Game Show (BGS).

Trata-se de uma plataforma de streaming, que te mantém conectado aos games de todo o mundo, jogadores, transmissões ao vivo e tudo relacionado a comunidade dos jogos na web. Em outras palavras, um Youtube apenas voltado para o universo dos jogos.

O Youtube Gaming é uma comunidade que oferece ao usuário tudo sobre seus jogos e jogadores preferidos. Lá, você encontra uma infinidade de vídeos relacionados – somente – a games, mais do que em qualquer outro lugar na web.

Todo o conteúdo do Youtube relacionado a games foi automaticamente incluído ao Youtube Gaming.

Atualmente, são mais de 25.000 páginas que reúnem tudo sobre os mais populares jogos do mercado. Estas páginas incluirão os melhores vídeos e transmissões ao vivo.

Isso facilitará, e muito, a sua forma de busca por canais e vídeos de games em específico, e lhe permitirá favoritar os que mais lhe interessam. Os favoritos estarão disponíveis em uma barra lateral na página e os usuários poderão acompanhar todas as suas novidades, como as novas postagens do canal. Além disso, lá você também pode encontrar diversos criadores e desenvolvedores de games.

Ao acessar uma página oficial de determinado jogo, você perceberá que ela se organiza em subdivisões:

  • Explore – vídeos e transmissões recomendadas ao usuário;
  • Popular – vídeos e canais mais populares do momento;
  • Reviews – vídeos de descrição e avaliação de jogos;
  • Let’s Play – vídeos e transmissões de jogadores desde o inicio ao fim de cada jogo;
  • Live – transmissões ao vivo;
  • My Channels – canais favoritos do usuário;

Outra modificação recebida na plataforma se comparada ao Youtube convencional, é a do sistema de busca para favorecer aos usuários.

Um exemplo: ao pesquisar a palavra “call” aparecerão resultados relacionados ao jogo Call of Duty, ao invés de resultados relacionados a música “Call me Maybe” da cantora Carly Rae Jepsen.

Além de ser disponível para acesso em desktops, o serviço ainda ganhou um App exclusivo que já está disponível para download nos sistemas Android e também iOS.

Através deste aplicativo, os usuários podem fazer transmissões ao vivo, criar e acompanhar conteúdos diretamente de seu Smartphone.

“Você pode gravar seu gameplay no dispositivo e transmitir diretamente para o YouTube Gaming usando o Mobile Capture. Não é necessário comprar nenhum hardware ou software. Basta clicar em Go Live, ativar sua câmera de selfie e gravar seus comentários” explica Alessandro Sassaroli, executivo do Youtube responsável pela gerência de parcerias de games para a América Latina.

Na questão das lives, é preciso tomar um certo cuidado, já que o Youtube faz uso do sistema automático de Content ID, então, no caso de seu vídeo ou livestream conter, por exemplo, alguma música com direitos autorais tocando ao fundo (mesmo que a música seja do próprio jogo), você pode ser advertido por isso.

“O YouTube Gaming foi construído para ser totalmente sobre seus games e jogadores favoritos, com mais vídeos do qualquer outro lugar. De ‘Asteroids’ a ‘Zelda’, mais de 25 mil games terão suas próprias páginas, um local próprio para os melhores vídeos e transmissões daquele título”, afirmou Alan Joyce, gerente de produto do YouTube.

Agora, basta usar a plataforma para se divertir muito e acompanhar tudo aquilo que te interessa quando se trata de games!