Zmot, a revolução do comércio online. O termo Zmot foi introduzido em 2011, pela Google, como sigla para “Zero Moment Of Truth”, ou Momento Zero da Verdade. O termo designa o momento em que o consumidor tem necessidade, intenção ou questionamento sobre um produto, ou serviço.

O crescimento do número de pesquisas é impressionante, segundo a Google, 100 bilhões de pesquisas são respondidas em um mês. Em outras palavras, 7,5 milhões pesquisas foram realizadas durante os poucos minutos que levaram para você encontrar esse post. Cada uma dessas pesquisas representa uma oportunidade à sua empresa!

Uma das características da internet é sua constante inconstância, sem dúvida alguma é um mundo que sempre enfrenta mudanças. Não poderia ser diferente para o relacionamento entre a sua empresa, e seus clientes nesse canal. Pensando nesse aspecto, 4 pontos norteadores foram separados para ajudar o comportamento da sua empresa na nuvem.

1. Use as pesquisas para descobrir, e principalmente entender os momentos importantes.

O Google recebe centenas de milhares de perguntas, quantas você já respondeu? Muitas empresas estão percebendo o valor de fazer parte da nuvem, o adwords é mais uma forma de interagir a sua empresa com o mercado. Quer um exemplo? Pesquisas envolvendo “iogurte grego” já estavam surgindo muito antes de alguma empresa procurar suprir o mercado.

2. Na hora certa, no momento certo

“80% do sucesso consiste em se fazer presente.” – Woody Allen, famoso escritor americano. Para se fazer presente você deve ser útil, faça parte da vida dos seus clientes. Todos fazemos parte da nuvem de alguma forma, e seus clientes estão encontrando novas formas de fazer parte dela. Acessar a internet através de tablets e smartphones é cada vez mais comum, aproveite a oportunidade para mostrar aos seus clientes a sua utilidade.

3. Ser interessante, relevante e/ou interativo

Você sabe que seus clientes têm perguntas, mas você conhece as respostas? Seus clientes veem seus anúncios como úteis? Links para produtos não são suficientes para engajar seu público, não é todo dia que sua clientela está disposta a gastar! Ainda assim, você pode manter uma boa relação com seus clientes. Lembre-se, pessoas conectam-se com pessoas, não entidades fora de seu alcance. Para isso, uma gestão de conteúdo relevante/interessante ao seu público, pode fazer com que gere um sentimento positivo em relação à sua marca.

4. Avalie o impacto

Estudos, realizados pela Google e Ipsos MediaCT, mostram que anúncios do adwords aumentam a popularidade das respectivas marcas. Os resultados mostram um aumento de 6,6% no conceito top-of-mind, isso significa um salto de 8,2% para 14,8%, um aumento de 80%!

Zmot - Alvo

Zmot – Momento Zero da Verdade é um conceito para empresas que buscam entender as situações em que estão envolvidas, e quais gostariam de participar, são marcas que aparecem aos clientes, e com isso ganham uma vantagem competitiva.

Esse texto foi escrito com base no Think with Google, um blog com conteúdo criado pela Google sobre as novidades da empresa.