A pegada é simples. Um cliente (ou lead) entra no seu site por conta de uma postagem de blog ou anúncio patrocinado. Nesse conteúdo ou landing page, o usuário é inclinado a se cadastrar em nossa mailing list de maneira intuitiva, seja na hora de sair do site, ou uma call to action (chamada de ação). Essa chamada tem sempre um apelo bem agressivo de venda ou de título. A ideia é oferecer algum desconto se ele se cadastrar ou acesso a algo exclusivo, ou seja, uma moeda de troca com o usuário. A moeda dele é o e-mail desse usuário, a nossa é algo que chame a atenção desse usuário e público alvo específico.
A partir desse momento, é que entra em cena a automação. Podemos configurar diferentes respostas automatizadas e montar todo um fluxo de comunicação automática a partir desse cadastro. E de acordo com suas respostas, ou aberturas de e-mail, ou mesmo não abertura, uma série de outras mensagens automáticas podem ser engatilhadas, até o momento que o usuário decide responder o que estamos buscando, como uma confirmação de interesse no produto ou serviço. E assim o cliente é qualificado para que uma atenção pessoal possa ser dada a esse lead. Até aqui, foi a automação que se comunicou com o cliente. Dentro desse contexto, a interação humana ocorre somente quando o lead foi qualificado pela automação, tornando muito mais eficiente o direcionamento para leads qualificados.
A rotina de uma equipe de marketing digital tem um grande volume de atividades e processos necessários para fazer a “máquina” funcionar. Entre outras funções, toda semana eles precisam fazer publicação de conteúdos em blog para para atrair novos visitantes, gerar contato, capturando emails com newsletter e criar emails marketings que serão enviados para esses clientes. Além de ter que mensurar e avaliar se as açoes estão tendo retorno em número de clientes e contatos.
É por essa razão que as equipes de marketing precisam de ferramentas que reduzam o trabalho manual, aumentando a eficiência do time e diminuindo o tempo gasto em cada tarefa. E nesse caso, tempo é dinheiro! Com a ajuda desses softwares é possível disparar emails específicos de acordo com dados ou ações dos contatos, mensurar os resultados das campanhas e muito mais.
Hubspot, Mailchimp, RD Station são algumas das ferramentas usadas para automação de marketing. Mas hoje vamos falar sobre um dos melhores softwares de automação a nível de usabilidade e custo benefício: Active Campaign. O objetivo dele é facilitar a vida do usuário por meio de procedimentos visualmente atrativos e bem amigáveis. O que define o Active Campaign é o fato de ter o seu próprio sistema de CRM e automação de marketing para nutrir e gerenciar seus contatos automaticamente e enviar email em massa.
Active Campaing
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Ainda tem dúvidas sobre o Active Campaign?
O Active Campaign também conta com CRM. Um recurso muito poderoso que permite que você veja o histórico completo de qualquer um dos seus contatos, quais emails ele abriu e respondeu, que páginas em seu site ele visitou e muitas outras ações que ele fizer. Um destaque do Active Campaign é que você consegue acessar também o local em que o seu cliente estava quando recebeu o seu email. Outro destaque é a análise em tempo real das interações dos teus contatos.
Em resumo é uma plataforma que possui vários recursos em um único lugar para lidar com vendas e marketing com um valor bem interessante para o mercado brasileiro. E tudo isso em português, o que facilita ainda mais. Se você quer uma ferramenta de marketing completa para o seu negócio, você não vai se decepcionar. Acesse o site e saiba mais!
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