Com 3,5km a 4,5km da ponte, é possível reduzir em até 50km o trajeto, quando comparado ao acesso pela BR-101, gerando mobilidade, desenvolvimento e integração entre as regiões de Ingleses, a mais populosa de Floripa, com Jurerê Internacional, Canasvieiras, Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos, Itapema, Porto Belo e Tijucas.
A ponte Santa Catarina Norte conecta a BR 101, pela Rodovia Governador Mário Covas na SC-402, com a Rodovia Jornalista Maurício Sirotski Sobrinho, em Jurerê. Cruzando deste modo o mar, para acessar diretamente a parte norte da Ilha.
Preservação e meio ambiente
Um projeto desses precisa ser completamente responsável em questões ambientais, mas também precisa ser um novo ponto turístico. Por isso, trabalhamos no conceito de uma ponte suspensa que é finalizada em um túnel submarino para se reconectar com a ilha após o morro do costão.
Bilhões de reais em desenvolvimento
Com o acesso facilitado proporcionado pela ponte Santa Catarina Norte, espera-se que o retorno para a região seja de bilhões em desenvolvimento, beneficiando diversos mercados como transporte de mercadorias, turismo, construção civil e o mercado imobiliário, não apenas de Florianópolis mas também das cidades próximas, tornando a região um polo econômico aquecido do estado.
Inspirações para o futuro
Um de nossos objetivos na Cronic Digital é criar imagens que inspiram a imaginação
e conectam pessoas e cidades.
Já criamos diversos projetos de Matte Painting que você pode conferir, como o projeto “BC do Futuro”, que mostra como seria a cidade de Balneário Camboriú em 2100, além de, entre outros projetos, a projeção do “Túnel subaquático de Itajaí e Navegantes”, que repercutiu fortemente nas redes sociais.
Interessante, não vejo uma proposta definitiva sobre a questão do saneamento no litoral catarinense
Correta interpretação da necessidade de melhorias no sistema viário na região metropolitana de Florianópolis . Só incentivo para que aconteça. Outro local prever seria ligação na baía dos Naufragados( Sul da ilha / BR – 101( praia do Sonho /Palhoça) desenvolvimento Sul da Ilha.
Projeto muito interessante.
Não sou engenheiro, porém teria apenas algumas observações:
1. Estrada entre a BR-101 ao Norte da Ilha: a estrada de acesso poderia se encurtada para baratear um pouco o custo.
2. Poderia ter um vídeo do projeto para ter uma melhor noção dos acessos. Me preocupa um pouco o lado próximo à Daniela.
3. Poderia ter algum tipo de proteção transparente para evitar que motoristas poluem as águas e que não prejudique a visão
De resto, o projeto é incrível.