O Google é a principal fonte de pesquisa hoje em dia, enquanto a Barsa e outros livros que antes eram tão consultados, acabaram sendo deixados de lado. Mas além de pesquisas que partem da curiosidade ou com fins acadêmicos, o Google passou a ser uma grande lista telefônica, onde todas as pessoas recorrem. Para o ramo comercial a importância para o sucesso é a presença nos resultados de busca.

É muito importante que as empresas estejam se atualizando junto com o mundo digital, afinal esse é o futuro, caso contrário podem ser facilmente deixadas para trás. A propaganda tomou um outro rumo e agora faz parte das entranhas profundas da internet. É fácil realizar publicidade na internet? Sim e não. O que acontece é que as pessoas precisam entender que um trabalho bem feito só faz um profissional qualificado, assim como em todas as áreas.

Quer que a sua empresa apareça em primeiro nas pesquisas do Google? O primeiro passo é investir em um SEO para o seu site. SEO – Search Engine Optimization, nada mais é do que um conjunto de técnicas que tornam o seu site mais “amigável” para os sites de busca. A partir dessa pesquisa, análise e planejamento o seu site pode obter um melhor resultado nas pesquisas orgânicas.

“Ah, mas eu já pago pelo Google Adwords”, dizem.

Ótimo, você está seguindo o caminho certo da coisa, mas pagar não significa que o seu site será o primeiro da lista de pesquisas. Sabe porque? Porque dentro da política do Google não existe essa de “Eu pago, por isso tenho o direito”. Já parou pra pensar quantas empresas iguais a sua pagam o mesmo mecanismo na esperança de também serem os primeiros da lista? Pois é, por isso o sistema do Google funciona por meio de um leilão. Cada palavra que você coloca na lista possui um preço e algumas vezes, são preços exorbitantes, mas não se assuste, tá tudo bem acessível, caso contrário isso não funcionaria tão bem. O que você precisa para fazer esse negócio funcionar direito? SEO.

Você tem duas opções: o seu sobrinho que entende de computador pode fazer esse trabalho para você, ou uma empresa especializada e que está sempre se atualizando. Quem entende do assunto vai mesclar marketing e TI para otimizar o seu site, produzindo um conteúdo relevante para que o Google sinta-se de estômago cheio. Além de que esse sistema tem que estar em constante alimentação e atualização.

O que o SEO quer afinal é que novos visitantes acessem o site, logo com este aumento as chances de conversão são grandes, ou seja, suas vendas acabam levando a melhor nesse processo. Mas calma, que todo esse trabalho de SEO acontece de médio a longo prazo, o negócio se resume em conquistar a confiança dos buscadores, sim tem isso de credibilidade. A gente pode pensar que o Google é só um sistema e algoritmos, mas na verdade ele é um verdadeiro cérebro, que funciona de forma extremamente estratégica.