O crescimento da internet permitiu às pessoas maior interação. Mas como a sua empresa interage? Essa é uma pergunta que muitos ainda não fizeram, mas outros tantos que fizeram não conhecem a resposta. Para resolver o mistério, a Google resolveu partir para o campo da ciência. Em duas linhas diferentes de pesquisa, uma focada em como clientes interagem com marcas, e outra explora as maneiras que as empresas buscam alcançar os clientes.
“Na era do consumidor, a única vantagem competitiva, sustentável, é conhecer o engajamento com os clientes” – David M. Cooperstein, pesquisador citado no estudo “Brand Engagement”, algo como Engajamento de Marca em português. A conclusão do estudo trouxe 6 descobertas sobre o assunto, sendo eles:
-
1. Clientes engajados compram mais;
Em resposta à pergunta: “Com qual frequência você interage com marcas?”
62.8% dos participantes responderam interagir pelo menos uma vez por semana.
28,0% responderam interagir menos de uma semana.
9,3% responderam que evitam a interação com marcas.
Os participantes foram então divididos em grupos de frequência, sendo o maior grupo chamado de Hiper-engajadores, seguido do grupo Engajadores, e Tradicionalistas, números menos expressivo.
-
2. Para engajar, inspire os fans;
(Mariah, blogueira popular em assuntos de moda)
Recomendações vindas de pessoas que você admira influenciam o seu engajamento com a marca?
61,6% Dos Engajadores responderam que sim, contra 56,6% dos Hyper-engajadores e 37,8% dos Tradicionalistas.
-
3. Muitas empresas não sabem lidar com engajamento;
As empresas participantes foram divididas em três grupos. As empresas que acreditavam no Engajamento de Marca e faziam algo a respeito foram classificadas como Ativas, as empresas que acreditavam no conceito, no entanto, não investiam em engajamento fizeram parte das empresas classificadas como Entusiastas, e as empresas que absolutamente não viam Engajamento como prioridade compuseram o grupo de Relutantes. 45,8% Das empresas encaixaram-se como Ativas, as Relutantes compuseram 13,8% das empresas.
Gostou? Conheça a pesquisa integral realizada pela Google, e a continuação do post!
0 comentários