O método de publicidade do Google é famoso, porém nem todo mundo entende de primeira como ele funciona. O processo é realmente complexo, mas tudo bem, estamos aqui para te ajudar.
Primeiro o que você precisa entender é o que o Google Adwords oferece. Este é um serviço de Links Patrocinados, que vai disponibilizar um espaço valioso nas páginas do site de busca do próprio Google. Desta forma o seu produto vai estar sempre aparecendo quando uma busca for realizada, mas há poréns.
O mundo inteiro sabe que o Google é o primeiro e melhor site de busca da internet, por isso na hora de realizar uma pesquisa este será o primeiro lugar procurado. Desde o surgimento dos Links Patrocinados dentro do Google Adwords melhorias estão sendo realizadas, uma delas é tornar as buscas mais segmentadas, o que consequentemente proporciona ao anunciante uma vantagem competitiva. Este sistema de busca identifica e relaciona o que o internauta procura por palavra-chave, perfil, localização geográfica e etc. O que é uma vantagem também para o usuários, pois poupa tempo na hora de encontrar um resultado.
Pela lógica isso deve ter um custo muito alto, já que contamos com a implementação e manutenção, mas com o Google Adwords a história fica diferente. Para os anunciantes que possuem um baixo orçamento para realizar a publicidade esta é a oportunidade ideal. Na hora de desenvolver os Links Patrocinados é possível determinar quanto será gasto por dia, não existe um compromisso com gastos mínimos, é ai que entra o CPC (Custo Por Clique).
O CPC vai permitir ao anunciante pagar somente quando alguém clicar no seu anúncio, uma publicidade muito justa. Isso porque as chances do usuário comprar o seu produto são muito grandes, afinal ele fez uma busca específica. Por isso desenvolver um Link Patrocinado pode parecer fácil, mas é preciso atenção na hora de elaborar cada detalhe.
Quando você está utilizando o Google para pesquisar ela vai acontecer por meio de uma palavra ou frase, automaticamente você é encaminhado para uma página de resultados. Os inúmeros resultados que aparecem são chamados de orgânicos, são resultados de um processo de análise complexo e automatizado, nestes resultados não é possível influenciar diretamente. Mas você já reparou que quando realiza alguma busca os primeiros resultados da página possuem a indicação “anúncio” em amarelo ao lado? Esses são os Links Patrocinados. Quando um usuário do Google fizer uma busca relacionada com o seu negócio, você poderá garantir que um link do seu site apareça nos resultados desta pesquisa.
Vale lembrar que você paga apenas quando houver clique no seu anúncio. A posição que o seu Link Patrocinado terá na lista é determinada parcialmente pelo valor instituído, mas principalmente pela relevância do seu anúncio em relação a pesquisa feita, mais claramente a sua lista de palavras-chave tem que ser muito bem feita, assim você estará segmentando o anúncio, gerando menos gastos com cliques que não lhe trarão renda.
Mas nós falamos que o processo era complexo, até aqui está tudo certo, só que ainda não te explicamos outros meios de publicidade do Google como a Rede de Display, Remarketing e Anúncios no Youtube, vamos nessa?
O que é Rede de Pesquisa?
No Google Adwords é possível escolher que tipo de segmentação o seu anúncio vai seguir, uma das opções (e bem popular) é a Rede de Pesquisa, estamos falando de um grupo de websites ou aplicativos que estão relacionados a pesquisa nos quais seus anúncios podem ser exibidos.
Quando alguém realiza uma pesquisa no Google por meio de palavras-chave, o seu anúncio pode ser exibido, caso a pesquisa esteja relacionada com o seu produto ou serviço. Mas ele somente irá aparecer quando for relevante para a pesquisa do usuário.
Além dos resultados de pesquisa o seu anúncio pode ser exibido nos resultados de pesquisa em websites parceiros do Google. Os anúncios em texto podem aparecer em outros sites como o Google Maps, o Google Vídeos e outros.
Podem ser desenvolvidos quatro tipos de anúncios para a Rede de Pesquisa, são eles: anúncios de texto, anúncios com extensões, anúncios do shopping ou anúncios gráficos e em vídeo. A melhor maneira de escolher qual deles você irá utilizar é analisando a sua campanha e metas.
Nesta plataforma você só paga quando houver clique no seu anúncio, por isso como em todos os outros tipos de anúncios do Google Adwords o desenvolvimento para a Rede de Pesquisa tem que ser bem elaborado, caso contrário seu anúncio irá aparecer para quem não está procurando o seu produto e você irá pagar por cliques que não lhe trarão retorno.
O que é Rede de Display?
Com o celular sempre na mão o mundo tornou-se conectado o tempo todo e a sua marca precisa estar sempre presente nesta avalanche de informações para ser lembrada, como solução apresentamos a Rede de Display do Google.
Neste sistema os anúncios podem ser gerados por meio de textos, gráficos, interativos ou em vídeos, cada site recebe os anúncios de uma forma. É importante que a sua campanha seja analisada para escolher a maneira mais adequada, depois esses anúncios serão aplicados em sites relevantes para o seu produto, procurando atingir um público que tenha interesse em comprar o seu produto.
É bem simples mas errar no processo de desenvolvimento do seu anúncio pode fazer com que todo o esforço (e dinheiro) investido não tenha retorno, explicamos o porquê. Uma das etapas mais importantes do processo é desenvolver a segmentação, isso significa que o seu anúncio vai aparecer para quem realmente tem interesse no tipo de produto que você vende. Isso vai acontecer pela escolha certas das palavras-chaves, localização geográfica e interesses.
A melhor parte de realizar sua publicidade com o Google Adwords é que você sempre terá acesso aos seus resultados e campanhas podendo gerenciar a qualquer hora e acompanhar seu orçamento. Uma maneira muito mais transparente e sincera de se fazer publicidade.
O que é Rede de Pesquisa com exibição em Display?
A Rede de Pesquisa com exibição em Display vai ajudar você a alcançar usuários conforme utilizam a pesquisa do Google, ou visitam sites pela web.
O gerenciamento desta campanha funciona da mesma maneira como na Rede de Pesquisa, você irá definir orçamento, escolher as palavras-chave, criar anúncios e definir lances. Seus anúncios podem ser exibidos quando alguém procurar um termo que corresponda com a suas palavras-chave e seja relevante para o usuário.
Eles também podem aparecer em páginas relevantes em toda a Web na Rede de Display do Google. No entanto, seus anúncios são exibidos de forma mais seletiva na Rede de Display e os lances são automatizados, o que ajuda você a alcançar as pessoas com maior probabilidade de ter interesse nos produtos e serviços anunciados.
Segmentação de localização
Uma das opções na hora de desenvolver um Link Patrocinado, é segmentar a localização neles seus anúncios são exibidos nos locais geográficos que você escolher, pode ser desde um país até um local ou grupos de locais.
A mais eficiente é a segmentação por local que ajudará você a concentrar a publicidade nas áreas onde encontrar os clientes certos. O resultado é uma melhora no seu retorno do investimento (ROI, na sigla em inglês).
Dentro da publicidade do Google Adwords tudo se resume à localização, você precisa atingir as pessoas certas ou o seu anúncio não terá um bom desempenho. Com essa configuração bem definida você terá alcance aos clientes próximos. Essa opção de ajuste pode ser alterada a qualquer momento.
Sobre Videos no Youtube
Sua empresa pode anunciar no youtube sim e é bem barato! Beneficie-se desse canal absurdamente farto de usuários trabalhando com anúncios em vídeo segmentado para seu público-alvo. É a sua empresa na TV do século 21!
O que é Google Shopping?
A plataforma do Google Shopping é muito fácil de usar e entender, vamos começar pelo usuário que está na página de pesquisa do Google e quer comprar uma televisão por exemplo, uma das vantagens de realizar compras em casa é poder analisar o preço de todas as lojas sem sair da cadeira. E é isso que o Google Shopping traz, comparativos de produtos de diversas lojas virtuais.
A ideia desta ferramenta é muito simples e útil: exibir produtos relevantes, junto com as lojas que os oferecem, nessas buscas é possível pesquisar além de preços, fotos, especificações e comentários de usuários. Este tipo de serviço já existe, mas a vantagem é que a busca está sendo realizada direta no campo de busca do Google, o primeiro e melhor site de busca da internet.
Para os anunciantes a ferramenta é útil para promover seus produtos online ou local e intensificar o tráfego para o seu website ou loja física. Essa é uma nova porta de entrada para os usuários terem acesso os seus produtos e você destacá-los ainda mais.
O que é Remarketing ?
Poderíamos perguntar se você sabe o que é Remarketing e a resposta seria um rápido “não”, mas na verdade você sabe, porque esta é uma das ferramentas de publicidade do Google Adwords mais eficiente.
Sabe quando você entra naquela loja de sapatos online e depois ele fica te perseguindo por outros sites? Pois então, isso é Remarketing. Agora você deve estar se perguntando como isso funciona. É simples, o sistema marca e identifica os usuários que já visitaram o site ou aplicativo que possui o Remarketing e depois passa a exibir seus anúncios nos outros sites que aceitam anúncios na Rede de Display do Google, que esse usuário visita.
Os antigos visitantes vão acabar vendo o seus anúncios à medida que eles navegam nos websites que fazem parte da Rede de Display do Google, ou conforme a pesquisa de termos relacionados sejam feitas.
Ficou com vontade de utilizar o Remarketing na sua loja né? Então corre desenvolver o seu porque essa é uma das técnicas que apresenta ótimos resultados. Para ter uma ideia hoje em dia não se fala mais em marketing online, voltado para o e-commerce, sem o Remarketing.
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