Tente imaginar a vida nos dias de hoje sem a presença de Tablets, Notebooks e Smartphones. Pois é, isto é praticamente impossível, já que precisamos deles o tempo todo para nos comunicarmos com as pessoas, pesquisar endereços, telefones, saber das novidades dentro de nosso círculo social, entre tantas outras coisas.

gif

Para se ter ideia, uma pessoa passa em média 177 minutos do seu dia navegando na internet através do Smartphone, e, pesquisas revelam que nove em cada dez pessoas abandonam a navegação em um site se o mesmo não for otimizado para acesso em dispositivos móveis.

E é aí que surge a questão: será que o site da sua empresa tem uma boa performance quando acessado em celulares e laptops?

Se a resposta for negativa, é hora de agir, afinal, você pode estar perdendo clientes enquanto seu site demora a carregar.

Como saber se meu site tem ou não um bom desempenho em todos os dispositivos?

Não precisa ser nenhum especialista no assunto para saber o nível de desempenho do seu site em qualquer tipo de dispositivo – sendo celulares ou computadores. O Google oferece uma ferramenta que faz isso por você de maneira fácil: basta acessar o link dessa ferramenta e digitar o endereço de seu website, e em alguns segundos, você terá acesso a pontuação obtida e também a um relatório que lhe explicará em detalhes o que precisa ser corrigido para otimizar a performance do seu site.

O mais recomendado pelo Google é compartilhar o relatório com o Webmaster responsável pelo seu site, para que o mesmo possa colocar em prática as soluções de melhorias oferecidas por ele.

Por que devo testar meu site?

A resposta é simples: como a maioria das pessoas, seus clientes passam horas do dia conectados. Nos dias atuais, a coisa mais comum a fazer quando se precisa de informações a respeito de qualquer coisa, é recorrer à internet.

Nestes momentos, é importante se atentar para não perder potenciais clientes. É fundamental que seu site tenha bom desempenho em qualquer tipo de dispositivo, já que não são mais utilizados apenas computadores para navegação.

Acesse a ferramenta oferecida pelo Google, verifique a pontuação do seu site para cada tipo de dispositivo: celulares, computadores e dispositivos móveis.

Se você é um programador, você também pode ter acesso ao PageSpeed Insights, o algoritmo por trás das pontuações.

O que cada pontuação diz sobre o meu site?

 

Otimização para dispositivos móveis:

Essa pontuação avalia a experiência que os visitantes tem ao navegar no seu site. Para que seu site seja considerado um site otimizado para dispositivos móveis, ele deve conter botões táteis, ter uma fácil navegação em uma tela pequena e uma boa disposição das informações e conteúdos na tela.

Velocidade em dispositivos móveis:

Resume-se ao tempo que seu site leva para carregar nos dispositivos móveis. O ideal é que ele tenha um carregamento rápido, para que os clientes não desistam da navegação enquanto esperam.

Velocidade em computadores:

Equivale a velocidade de carregamento do seu site em computadores e laptops. Engana-se quem pensa que a velocidade de carregamento depende apenas da qualidade da internet, os elementos de cada site influenciam muito nisso.

giff

Teste seu site, descubra em quais tipos de dispositivos ele tem um bom desenvolvimento, e quais são as coisas que precisam ser melhoradas. Um site com bom desempenho é algo fundamental para o sucesso de sua empresa, é lá onde os clientes terão informações tanto básicas quanto aprofundadas a respeito dela.

A Cronic conta com uma equipe com alto conhecimento nas tendências atuais e futuras para websites, fazemos o planejamento de acordo com as suas necessidades específicas de mercado, seja para sites institucionais ou comércio eletrônico.

Fale conosco!

Fonte: www.brasil.googleblog.com