Vale do Silício – O maior polo tecnológico

jan 6, 2017 | Blog, Empresas, Mundo, Tecnologia

Muito se ouve falar do Vale do Silício (Silicon Valley) que está situado na Califórnia, Estados Unidos. O importante é saber que grandes empresas tecnológicas estão situadas neste lugar. As companhias passaram a ser implantadas a partir da década de 1950, o objetivo era gerar inovações científicas e tecnológicas, com destaque para a área da informática e eletrônica.

O nome Silício é uma homenagem ao elemento químico (Si), considerado a matéria-prima básica e principal na produção de chips eletrônicos, uma homenagem muito bonita quando se trata de um dos maiores polos que utilizam esse produto. Mas não imagine você que o Vale do Silício é apenas uma área afastada da cidade com grandes empresas. Ele está espalhado por outras cidades como: Palo Alto, Santa Clara, San José, Campbell, Cupertino, Fremont, Los Altos, Los Gatos, Menlo Park, Mountain View, Milpitas, Newark, Redwood City, Saratoga, Sunnyvale e Union City.

A história do Vale do Silício tem dois lados, uma é quase um roteiro cinematográfico, dizem que no início de 1950 a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria ajudaram a impulsionar a região, na época com a produção de armas e a construção de aviões de caça, para serem utilizados na guerra, o que tornou as empresas que estavam no Vale como as fornecedoras da matéria prima. A outra conta que na verdade a origem do Vale do Silício data de 1906, fazendo uma analogia com a origem do rádio, já que os laboratórios da região estavam trabalhando nesse meio de comunicação. Outras empresas do ramo da eletrônica se mudaram para o Vale em busca de conseguir obter os materiais com o preço mais baixo.

Hoje o Vale do Silício é pauta na conversa dos amigos porque quem gosta de estudar tecnologia vai sempre cair nas graças do Silicon Valley, mas só pra ter uma ideia das empresas que fazem parte deste polo vamos citar algumas: Apple, Facebook, Google, NVidia, Electronic Arts, Symantec, AMD, Ebay, Yahoo!, HP, Intel e Microsoft, Adobe e Oracle, ou seja, só peixe grande e quem sabe o que está fazendo.

Então como todas as maiores empresas tecnológicas estão “hospedadas” em um só lugar você pode imaginar que o Vale do Silício é considerado uma das maiores aglomerações deste ramo, do mundo. Mas além disso a região acabou ficando conhecida por desenvolver financiamento para projetos de tecnologia, as famosas Startups. Participar de algum projeto que as empresas desenvolvem, ou conseguir deslanchar a sua empresa por meio desse tipo de financiamento é o sonho de quem trabalha na área, e não é pra menos, muito do que usamos hoje em dia na internet nasceu neste lugar.

O Vale do Silício cresceu tanto, mas tanto, que ele acabou ficando parecido com as cidades, tem trânsito e o valor dos imóveis são altos. Mas diferente de muitos lugares no mundo o Vale do Silício se preocupa com a sustentabilidade e o meio ambiente. O lugar cresce mas de uma forma em que a natureza ao redor não seja afetada e sofra com essas consequências, coisa básica que toda cidade deveria fazer.