A prática de armazenamento de arquivos na web está cada vez mais comum. A computação em nuvens – do inglês “cloud computing” – era tida como tendência anos atrás, hoje o sistema está incorporado em diversos programas que fazem parte do dia a dia, além de estar inserido em diversos programas.

O sistema de nuvem nada mais é do que uma facilidade na hora de acessar os seus arquivos e executar diferentes tarefas pela internet em qualquer computador que possua internet. Isso significa também que não é necessário instalar diversos aplicativos no seu computador, a partir do momento que seus dados estão localizados em uma rede de nuvem é possível manipulá-los por este método. Os aplicativos são ilimitados: jogos, editor de vídeo ou um processador de textos.

O Dropbox é um bom exemplo quando falamos em comunicação, o serviço de sincronização de arquivos é um dos mais eficientes. Para este serviço é necessário reservar apenas um espaço no disco rígido, que estará sendo destinado a sincronização nas nuvens. Quando o usuário mover ou copiar algum arquivo ele será duplicado no servidor do aplicativo, e nos outros computadores em que o usuário estiver se conectado.

O Google é um dos grandes partidários quando o assunto é armazenamento em nuvem, isso porque o sistema possui uma variedade enorme de opções como Gmail que permite a organização das mensagens além dos arquivos recebidos por elas, o Google Talk, um filtro de mensagens e incorpora o seu mensageiro oficial, Maps que possibilita a navegação em qualquer lugar do mundo apenas por uma referência, podendo ainda criar rotas para andar de carro ou a pé. O Google Docs que oferece uma série de ferramentas parecidas com o pacote Office, por onde é possível o acesso a processador de textos, entre outros.

O Google ainda desenvolveu o Chrome OS, um sistema operacional que foi desenvolvido para funcionar apenas com aplicativos da web, exigindo uma capacidade menor do processamento da máquina.

A Apple não fica de fora quando o assunto é nuvem, o iCloud integra dados do se computador Mac ou Windows com o iPad, iPhone ou iPod touch, a vantagem é a sincronização de e-mails, favoritos do navegador, músicas, entre outros.

A verdade é que o sistema de nuvem é completo, facilita a vida de quem sabe e possui a cultura de usá-lo. Entre os diversos benefícios o destaque é o fácil acesso aos arquivos. A maior desvantagem  é a desconfiança de manter esses arquivos em uma rede. Mas a computação em nuvens é uma realidade forte e crescente. Nos últimos anos grandes empresas deram um salto aderindo sistemas que usufruem deste sistema.

Confira mais informações no vídeo abaixo: