É primeiro de novembro, e muitos designam seu foco no tão falado “projeto verão”. Além de manter a forma e melhorar a saúde, cuidar do corpo mantém a mente sã e aumenta a qualidade de vida.

Mas nós sabemos, não são todos os que possuem tempo e disposição para tanta disciplina. Alcançar objetivos exige esforço e determinação, é claro! Mas a tecnologia está aí para isso e podemos ter na palma da mão aplicativos que nos ajudam a manter o condicionamento físico.

O smartphone pode ser a salvação para indisciplinados! E cada aplicativo tem uma finalidade específica com treinos, dietas, medição de frequência cardíaca, entre outros.

Conheça alguns exemplos

  • Daily Leg Workout FREE

Para trabalhar um pouco as pernas, ficar com aquele visual bonito por completo. O Daily Leg Workout FREE conta também com dez vídeos instrutivos de exercícios para pernas. Assim como nos outros aplicativos da série, aqui você é capaz de realizar trabalhos de cinco, sete e dez minutos.

Para trabalhar os braços, treinando porções diferentes dos músculos, como os bíceps e tríceps. O Daily Arm Workout FREE é gratuito e traz séries de exercícios de cinco, sete e dez minutos.

O programa demonstra como devem ser feitas as séries, ilustrando com vídeos a execução de cada trabalho. No total, o aplicativo conta com dez tipos diferentes de exercícios para deixá-lo com braços mais definidos do que nunca.

  • Para se soltar: Pocket Yoga

Para os iniciantes na yoga, até a posição do cachorro olhando para baixo é difícil. Você precisa de força, fôlego, foco e… prática. Esse app ajuda nesse último item, que dá uma aula completa. Você ainda pode escolher entre diversos estilos, níveis de dificuldade e durações.
Gratuito para Android e iOS.

  • O RunKeeper é um ótimo motivador. Ele mantém estatísticas de cada corrida sua e permite comparar sua evolução diária. Você pode definir metas de longo prazo. Para que você não saia da linha, uma voz lê a distância e a velocidade a cada cinco minutos.

Além do básico, esse aplicativo é adaptável a vários tipos de exercícios. Planos de treinamento personalizados permitem que o foco da evolução seja aumentar a distância percorrida ou diminuir o tempo. Você pode ainda se concentrar em melhorar sua frequência cardíaca, já que ele aceita monitores com Bluetooth, e focar o treino apenas nessa estatística. Ele também importa atividades do Fitbit, e pode monitorar sua velocidade seja pedalando, nadando ou andando de patins (sim!, andar de patins também é exercício).

O que faz esse ser o melhor aplicativo — além da interface intuitiva e da integração quase universal — é a capacidade de ser tão útil para veteranos quanto para novatos. Você pode seguir uma rotina pré-determinada ou simplesmente dizer, “quero correr 5km”, e ir — com um treinador acompanhando por todo o caminho. Gratuito para Android e OS.

Há literalmente milhares de aplicativos de fitness, basta determinação!