Canva: Substitua o Corel e Illustrator por essa poderosa e simples ferramenta em nuvem para criação de folders e anúncios

maio 3, 2018 | Blog, Empresas, Google Apps, Tecnologia

Se você não sabe utilizar programas muito complicados de design, como o Adobe Illustrator e Corel Draw  você precisa conhecer o Canva. O Canva é uma plataforma de design gráfico online e gratuita que possibilita a edição de imagens, criação de cartões, posts, posts para redes sociais, entre outros layouts de maneira simples e rápida. Antes o Canva podia ser acessado apenas pelo computador, mas hoje ele já está disponível como aplicativo para Iphone (IOS) e Android.

A HISTÓRIA

O Canva começou em 2007, quando Melanie Perkins percebeu a necessidade de uma ferramenta mais fácil de ensinar e usar, que trouxesse resultados profissionais. Na época, Melanie ensinava os alunos da Universidade de Western Australia a usar ferramentas de design como InDesign e Photoshop. Primeiro, ela e o cofundador, Cliff Obrecht, criaram uma ferramenta online para criar anuários – a Fusion Books.

A Fusion YearBooks existe até hoje e é a maior editora de anuários da Austrália, funcionando também na França e na Nova Zelândia. Mas Melanie e Cliff perceberam que não precisavam se limitar só ao mercado de anuários. Junto com Cameron Adams, cofundador responsável pela tecnologia e, atualmente, Chief Product Officer da empresa, em 2012, eles criaram o Canva.

Atualmente, o Canva tem uma grande equipe de designers, desenvolvedores, artistas, profissionais de marketing, investidores e consultores com uma bagagem bem diversificada. Além disso, a ferramenta bateu a marca de 10 milhões de usuários. Em 2019, a empresa foi avaliada em US$ 3,2 bilhão.

Canva: ferramenta fácil para designers

Experimente agora mesmo e comece a criar!

Criando slides no Canva

A FERRAMENTA

A ferramenta possui milhares de opções e de interfaces bem fáceis de usar, onde é possível alterar imagens, cores e frases em poucos toques, dando liberdade para o usuário personalizar completamente o exemplo original e criando peças com aparências profissionais.  Além disso, o programa ainda funciona como um banco de imagens com várias fotos e elementos gráficos com licença livre para utilizar.  Alguns modelos e imagens são pagos, mas a maioria é gratuito.

Nele é possível criar conteúdos gráficos para a web e para impressão, como peças para redes sociais, pôsteres, currículos, capas para vídeos de YouTube, apresentações em slides, convites, cartões de visita, além de disponibilizar criação de identidade virtual para marcas. E tudo isso com um sistema de criação muito simples que utiliza majoritariamente o modelo drag and drop (arrastar e soltar).

O usuário começa com um “custom design” (um modelo pré-pronto) ou uma página em branco. E tem disponíveis elementos já prontos e editáveis como fotos, grades, quadros, formas, linhas, ilustrações, ícones e gráficos, tipografias e muito mais, para tornar a criação o mais única e profissional possível.  Após terminar de criar as peças, é possível baixá-las em várias versões, como PNG, JPEG e PDF para leitura online ou PDF para impressão, que faz automaticamente a conversão da escala RGB para CMYK. Vale lembrar que a área

O Canva também funciona como editor de fotos. Simples e de fácil manuseio, o editor do Canvas permite a utilização de filtros predefinidos ou ferramentas avançadas como brightness, contrast, saturation, tint, blur, z-process e vignette.

Fazendo o download de suas criações

O APLICATIVO

Por mais que já exista o aplicativo do Canva para celulares, a versão web ainda é o carro forte da ferramenta. A versão do aplicativo traz algumas funções menos completas e, em comparação com o computador, é meno por uma questão de diferença natural das duas plataformas: utilizar um ponteiro de mouse é muito . O site tem ainda outra vantagem: já tem quase todo o conteúdo em português. O app ainda funciona apenas na língua inglesa.

CANVA PARA ONGS

Há um ano, o Canva criou o Canva para ONGs, no qual a ferramenta é disponibilizada gratuitamente em sua versão premium para organizações sem fins lucrativos registradas. Essa foi a forma que a Canva achou para auxiliar essas organizações, ajudando a inspirar e gerar impacto na sociedade. Segundo o próprio site da Canva, 4.500 ONGs já utilizam a ferramenta.

Canva para ONGs

O Canva disponibiliza gratuitamente em sua versão premium para organizações sem fins lucrativos registradas.

1. Camilla

Gostaria de saber como faço para abrir um arquivo que salvei em PDF do canva para o Corel. Tem como? Fica como arquivo corrompido quando mando pra gráfica, lá eles abrem em corel ou Illustrator para ajustar a impressão

• Cronicwebmaster

Olha, abrir um arquivo em corel vindo de um Canva PDF realmente, não sei se funciona. Esse tipo de situação, para impressão, é importante considerar os programas como corel e illustrator/photoshop para evitar problemas na impressão. Fechamento de arquivo para gráfica sempre é importante saber fazer muito bem.

Enviar um comentário