Se você não sabe utilizar programas muito complicados de design, você precisa conhecer o Canva. O Canva é uma plataforma de design gráfico online e gratuita que possibilita a edição de imagens, criação de cartões, posts, propagandas para redes sociais, entre outros layouts de maneira simples e rápida. Antes o Canva podia ser acessado apenas pelo computador, mas hoje ele já está disponível como aplicativo para Iphone (IOS) e Android.

A HISTÓRIA

O Canva começou em 2007, quando Melanie Perkins percebeu a necessidade de uma ferramenta mais fácil de ensinar e usar. Na época, Melanie ensinava os alunos da Universidade de Western Australia a usar ferramentas de design como InDesign e Photoshop. Primeiro, ela e o cofundador, Cliff Obrecht, criaram uma ferramenta online para criar anuários – a Fusion Books.

A Fusion Books existe até hoje e é a maior editora de anuários da Austrália, funcionando também na França e na Nova Zelândia. Mas Melanie e Cliff perceberam que não precisavam se limitar só ao mercado de anuários. Junto com Cameron Adams, cofundador responsável pela tecnologia e, atualmente, Chief Product Officer da empresa, em 2012, eles criaram o Canva.

Atualmente, o Canva tem uma grande equipe de designers, desenvolvedores, artistas, profissionais de marketing, investidores e consultores com uma bagagem bem diversificada. Além disso, a ferramenta bateu a marca de 10 milhões de usuários. Em 2018, a empresa foi avaliada em US$ 1,28 bilhão.

Canva: ferramenta fácil para designers

Experimente agora mesmo e comece a criar!

Registre-se no Canva

Criando slides no Canva

A FERRAMENTA

A ferramenta possui milhares de opções e de interfaces bem fáceis de usar, onde é possível alterar imagens, cores e frases em poucos toques, dando liberdade para o usuário personalizar completamente o exemplo original e criando peças com aparências profissionais. Além disso, o programa ainda funciona como um banco de imagens. Alguns modelos e imagens são pagos, mas a maioria é gratuito.

Nele é possível criar conteúdos gráficos para a web e para impressão, como peças para redes sociais, pôsteres, currículos, capas para vídeos de YouTube, apresentações em slides, convites, cartões de visita, além de disponibilizar criação de identidade virtual para marcas.

O usuário começa com um “custom design” ou uma página em branco. E tem disponível layouts já prontos e editáveis; elementos, como fotos, grades, quadros, formas, linhas, ilustrações, ícones e gráficos; tipografias; e muito mais, para tornar a criação o mais única e profissional possível.  Após terminar de criar as peças, é possível baixá-las em várias versões, como PNG, JPEG e PDF para leitura online ou PDF para impressão, que faz automaticamente a conversão da escala RGB para CMYK.

O Canva também funciona como editor de fotos. Simples e de fácil manuseio, o editor do Canvas permite a utilização de filtros predefinidos ou ferramentas avançadas como brightness, contrast, saturation, tint, blur, z-process e vignette.

Fazendo o download de suas criações

O APLICATIVO

Por mais que já exista o aplicativo do Canva para celulares, a versão web ainda é o carro forte da ferramenta. A versão do aplicativo traz algumas funções menos completas e, em comparação com o computador, deixa a desejar. O site tem ainda outra vantagem: já tem quase todo o conteúdo em português. O app ainda funciona apenas na língua inglesa.

CANVA PARA ONGS

Há um ano, o Canva criou o Canva para ONGs, no qual a ferramenta é disponibilizada gratuitamente em sua versão premium para organizações sem fins lucrativos registradas. Essa foi a forma que a Canva achou para auxiliar essas organizações, ajudando a inspirar e gerar impacto na sociedade. Segundo o próprio site da Canva, 4.500 ONGs já utilizam a ferramenta.

Canva para ONGs

O Canva disponibiliza gratuitamente em sua versão premium para organizações sem fins lucrativos registradas.

Registre-se