Com um diâmetro de 69 milímetros (2,7 polegadas), os cabos submarinos de internet transportam 99% de todo o tráfego internacional, conectando todos os continentes da Terra, exceto a Antártica. Atravessam oceanos  funcionando perfeitamente bem, podendo deslocar dezenas de terabits por segundo. E por isso, a velocidade melhorou muito rapidamente nos últimos anos.

Originalmente, os cabos submarinos eram simples ponto-a-ponto. Com o desenvolvimento de tecnologia foi desenvolvida unidades submarinas de ramificação (USR), que ligam mais de um destino em um único cabo, seguindo caminhos diferentes no fundo do oceano.

Estrutura

1. Polietileno
2. “Mylar” fita
3. Stranded de metal (aço) fios
4. Barreira de água de alumínio
5. Policarbonato
6. De cobre ou de alumínio do tubo
7. Vaselina
8. As fibras ópticas

 

 

Vida submarina

 

 

 

 

 

As perguntas que todos devem fazer sobre os cabos de fibra óptica em relação à vida marinha, são: Quais são os efeitos ambientais de colocar um cabo de telecomunicações no fundo do mar? Como isso afeta o fundo do oceano e os animais que vivem lá?

Um artigo recente de pesquisadores da MBARI e o Monterey Bay National Marine Sanctuary descreve uma pesquisa biológica única de um cabo no fundo do mar profundo fora Califórnia central. Esta pesquisa constatou que o cabo teve apenas pequenos impactos sobre os animais que vivem no fundo do mar e dentro.

Vantagens

A partir de 2006, as ligações via satélite representavam apenas 1% do tráfego internacional, enquanto o restante foi levado por cabo submarino. A fiabilidade dos cabos submarinos é alta, especialmente, quando caminhos múltiplos estão disponíveis, no caso de uma ruptura do cabo.

Além disso, a capacidade total de carga de cabos submarinos está nas terabits por segundo, enquanto os satélites normalmente oferecem apenas megabits por segundo exibindo maior latência. No entanto, um típico multi-terabit, sistema de cabo submarino transoceânico custa várias centenas de milhões de dólares para construir.

Leia mais em Novidade Interessante.