Organizar e otimizar o tempo é um desafio para muitas pessoas e, por isso, cada vez mais recursos online surgem com o objetivo de resolver esse problema. Se você é professor e se interessa nas tecnologias disponíveis para usar em sala de aula, alguns recursos foram selecionados para melhorar o seu rendimento como educador.

Entre os recursos estão redes sociais que ajudam na comunicação com alunos; plataformas que permitem criar, compartilhar e até mesmo vender materiais de ensino; outras que auxiliam a produzir e gerenciar calendários de aulas. Se você quer deixar a sua aula mais dinâmica e interativa, confira a seguir 5 ferramentas úteis para professores.

1. Canva

Essa é uma plataforma de design gráfico online e gratuita que possibilita a criação de cartões, posts, propagandas para redes sociais, entre outros layouts de maneira simples e rápida.
O Canva ainda funciona como um incrível banco de imagens. Com tantos recursos aproveitáveis, essa ferramenta pode ser incrivelmente útil para os educadores.

Com apenas cinco anos de criação, o número de usuários que utilizam o Canva já é superior a 10 milhões.

Há um ano, o Canva disponibiliza sua versão paga gratuitamente a Organizações não Governamentais, e pretende estender esta campanha a Instituições de Ensino, por acreditar no importante papel que as mesmas desenvolvem perante a sociedade.
Conheça!

 

2. Edmodo

Essa rede social ajuda os professores a compartilhar material multimídia, organizar fóruns, administrar projetos educacionais, estabelecer calendário de atividades, dar notas e prêmios aos estudantes e acompanhar sua frequência e participação nas atividades.

 

3. Evernote

O aplicativo pode ser utilizado pelo professor para gerenciar e organizar os temas de cada aula. A partir do próprio celular, ele pode criar notas, salvar pesquisas, gravar áudios e organizar os materiais de aula. Além disso, ao adicionar qualquer recurso a sua conta, a agenda é automaticamente sincronizada e disponibilizada em todos os computadores, telefones e tablets que o professor usar.

 

4. História Digital

Esse blog auxilia professores de história a preparem suas aulas a partir de resumos das matérias, videoaulas, jogos, visitas virtuais a museus e outros ambientes, além de disponibilizar exercícios específicos para pré-vestibulandos.

5. Redu

A plataforma contém materiais de ensino e aprendizagem que estão em domínio público e que podem ser utilizados em qualquer disciplina. No site, o docente encontra conteúdos educacionais de ensino fundamental, médio e superior. O professor também pode criar ambientes virtuais de aprendizagem gratuitos.

6. Rived

A Rived (Rede Internacional Virtual de Educação) é uma plataforma desenvolvida pela Seed (Secretaria de Educação à Distância), do MEC (Ministério da Educação), que reúne conteúdos de nove disciplinas diferentes como física, química ou biologia, desde o nível fundamental ao superior. O professor pode pesquisar os materiais por nível de escolaridade e disciplina ou até mesmo por palavra-chave. Além disso, os recursos estão disponíveis para download.