10 Dicas para dar adeus aos pagamentos em atraso

fev 21, 2013 | Marketing estratégico

Devagar e sempre, esse perfil nunca ganha a corrida quando se trata de pagamentos atrasados. Eles consomem energia e o precioso tempo, especialmente freelancers e pequenos empresários.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a evitar pagamentos em atraso e receber o pagamento no prazo.

1. Ligue as lacunas nos dados de clientes

Confirme o seu endereço do cliente ‘atual’ – tanto da Web e endereços postais. Definir a pessoa que vai realmente fazer o pagamento da fatura e em contato com ele / ela. Certifique-se de usar um bom software de facturação para manter o controle de dados de clientes, como saldo do cliente, na pendência de faturas de comunicação, e-mail e muito mais.

2. Defina expectativas claras

Lembre-se de mencionar suas condições de pagamento e taxas atrasadas claramente no orçamento ou na fatura. Adicione um fator de desconto para o pagamento que foi feito mais cedo. Vamos dizer que, se o pagamento é devido em 30 dias, oferecer um desconto de 2% para o montante total que é pago no prazo de 10 dias.

3. Fatura de imediato!

Não há dia perfeito para enviar a fatura. Assim que o trabalho for concluído, envie a fatura imediatamente. Como o projeto ainda está fresco em sua mente e dos clientes, as chances são grandes de que você receberá o pagamento na hora.

4. Não seja negligente em suas condições de pagamento

Seja um amigo ou sua BFF (melhor amigo para sempre), não ser indulgente quando se trata de condições de pagamento. Quando você dá aos clientes uma margem de manobra em relação a condições de pagamento, pode parecer que você está sendo agradável (para você), mas, honestamente, você está ferindo seu negócio.

5. Chame quando necessário

Seja “pró-ativo” e ligue para o seu cliente para confirmar a recepção da fatura. Às vezes, os clientes podem ‘perder’ o e-mail. Além disso, a ligação pode ser uma boa maneira de estabelecer e manter uma conexão pessoal com o seu cliente.

6. Mantenha o planejamento

Quando os clientes estão atrasadas em pagamentos, lembre-se para não parecer insistente ou necessitados. Seguindo-se muito rapidamente e sem qualquer padrão pode aparecer como se você está correndo atrás de seu cliente com um clube. Se você sentir que manualmente rastreando as faturas em atraso, os lembretes envio são uma dor, então tente os lembretes de pagamento automatizados.

7. Seja educado e profissional

Assegurar que todas as suas comunicações não são nada, mas profissional. Um incidente atraso de pagamento não deve ser a razão pela qual você arengar o cliente para a eternidade. Use ‘por favor’ e ‘obrigado’.

8. Seja flexível ao aceitar pagamentos

Aceitar todos os meios de pagamento – dinheiro, cheque ou pagamentos on-line. Alguns clientes são mimados ao fazer pagamentos, ofereça todas as opções disponíveis. Freelancers e empresários que usam os gateways de pagamento suportados pelo Zoho Invoice alegam de que aceitar pagamentos on-line é rápido e indolor.

9. Adiantamentos pode ajudar a reduzir azia

Nem todo modelo de negócio exige isso, mas quando necessário, peça um pagamento adiantado. Isso pode significar que sua Startup cresça, ou talvez, pode desligar novos clientes.

10. Conheça um advogado…

Você pode achar que não seja absolutamente necessário, mas que não faria mal para obter um parecer jurídico sobre os clientes inadimplentes que giram em vez de adicionar o seu nome e valor para a maior fatura mundo .

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