Como criar um perfil completo para a sua empresa no Google Meu Negócio

jan 20, 2022 | Empresas, Google, Google Apps, Marketing Digital, Marketing estratégico, Novidades Google

O Google Meu Negócio ou Google Business é o espaço que o Google disponibiliza para mostrar informações de uma empresa durante uma pesquisa relacionada a algum negócio, feita pelo usuário.

Ele exibe uma ficha completa da sua empresa e todas as informações essenciais como descrição da empresa, serviços, endereço, telefone, site, horário de funcionamento e até mesmo produtos cadastrados.

É importante a sua empresa ter um perfil cadastrado e completo no Google Meu Negócio para aparecer nestes resultados de buscas, que muitas vezes são clientes que já estão prontos para comprar.

Além da visibilidade maior que a sua empresa terá, após criar o perfil você terá acesso ao painel de edição, onde poderá editar todas as informações e utilizar diversas ferramentas para alavancar o seu negócio.

Uma das ferramentas que o Google Meu Negócio inclui é uma espécie de feed, como os que vemos em redes sociais. Nele é possível fazer publicações de diversos assuntos como novidades, promoções e eventos.

No perfil do Google Meu Negócio, seus clientes podem fazer avaliações e dar feedbacks. É muito importante ver o que seus clientes dizem sobre a sua empresa e sempre responder essas avaliações da melhor forma possível.

Já deu para ver que ele é uma ferramenta poderosa para o seu negócio né?

Por tudo isso, é essencial ter um perfil completo no Google Meu Negócio. Neste guia completo sobre o Google meu negócio vamos entender a fundo como a ferramenta funciona e como pode ser útil para atrair mais clientes e vendas.

Como cadastrar a minha empresa no Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta acessível e você pode criar o seu perfil sem custo algum. Para cadastrar a sua empresa é bem simples, basta acessar o site e preencher as informações da sua empresa.

Após criar a sua conta você terá acesso total ao painel de gerenciamento de sua empresa.

Primeiros passos: Entendendo o painel principal do Google Meu Negócio:

Na página inicial do seu painel você encontra diversas informações e atalhos relevantes para o seu negócio, com destaque especial para recomendações que o próprio Google indica para melhorar o seu perfil.

Lá você também encontrará as avaliações mais recentes e insights de desempenho do seu perfil.

Também existem atalhos para criar uma campanha patrocinada básica para sua empresa.

Porém as ferramentas deste recurso são limitadas. Caso queira fazer uma campanha patrocinada de tráfego pago no Google Ads de nível profissional e potencializar seus resultados, saiba mais em Cronic Google Ads.

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Como utilizar o feed de postagens no Google Meu Negócio?

Na lateral esquerda do seu painel você encontra a aba de postagens. Trata-se de um feed como os de redes sociais. Lá você pode manter uma relação com o seu cliente a partir de posts.

Este canal pode ser usado de diversas maneiras, por exemplo: postar um comunicado importante de sua empresa, promoções, eventos, notícias, produtos e quaisquer outras informações que você queria comunicar a seus clientes e que sejam relevantes para a sua estratégia e objetivos.

O Google Meu Negócio permite publicações com fotos ou vídeos e campos de descrição. Utilize este espaço de maneira criativa para gerar conteúdo útil e interessante para o seu público.

Outro recurso de extrema importância são os botões de ação em seus posts. Você pode adicionar um botão em seu conteúdo que direcione o público para uma ação. Por exemplo: se o seu negócio é um hotel, você pode utilizar o botão com a ação “Reservar”.
Além dessa opção podemos usar os botões “Fazer um pedido”, “Comprar”, “Saiba Mais”, “Inscrever-se” e “Ligar”.

Na opção de “Criar uma Oferta” é possível definir uma data e até mesmo horário de início e término para essa oferta. Existem alguns campos opcionais que podem ser bem úteis sendo eles: “Detalhes da oferta”, “Código de cupom”, “Link para resgatar a oferta” e “Termos e condições”.

Na opção de produtos temos os campos extras de “categoria” e “preço” com um formato mais comercial, para o anúncio de produtos.

São diversos recursos e tipos de publicação que podem ser utilizados a favor da empresa na hora de comunicar algo para o público. Você também pode replicar posts de outras plataformas e reaproveitar o conteúdo que você já gerou.

Onde editar as informações do meu negócio?

Na aba de informações, também na lateral do seu painel, é onde ficam todas as informações do seu negócio. Nome, categoria, endereço, horário, telefone, website, produtos, serviços, descrição e diversas outras informações podem ser editadas e adicionadas nesta seção.

É importante que estes dados estejam corretos e atualizados, então revise-os sempre que puder para garantir que está tudo de acordo com as informações atuais da empresa.

Preencha o máximo de informações que puder, pois quanto mais completo for o seu perfil, mais relevante ele se tornará em relação aos concorrentes e mais fácil de ser encontrado para quem está realizando uma busca no Google.

Obtendo insights e informações de seus clientes no Google Meu Negócio.

Em “Insights” temos todas as estatísticas do seu perfil, é uma das abas mais importantes para analisar o envolvimento do público com a sua empresa e obter dados relevantes.

Nessa área é possível encontrar como as pessoas pesquisam sua empresa, onde os clientes veem sua empresa no Google, ações de clientes, solicitações de rotas, chamadas telefônicas, visualizações de fotos e quantidade de fotos.

Analisando esses dados pode desenvolver de forma mais assertiva sua estratégia e monitorar constantemente os resultados.

Avaliações de cliente no Google Meu Negócio, onde ver e responder.

Na aba avaliações você encontra todas as avaliações que foram feitas para a sua empresa desde o início do seu negócio.

Analise as avaliações de seus clientes para entender o que pode ser melhorado e quais são as características positivas de sua empresa, serviço ou produto.

É importante responder cada uma das suas avaliações, sejam elas positivas ou negativas, já que o feedback é essencial para um bom relacionamento com o cliente.

Caso você considere alguma avaliação imprópria, é possível sinalizar ao Google, que irá analisar e determinar se a avaliação contínua publicada ou não, basta clicar nos três pontos na parte superior direita e a opção estará lá.

Receber e responder mensagens no Google Meu Negócio

Além de todos estes recursos, o Google incluiu um chat onde os clientes podem mandar mensagens diretas para as empresas.

Para ter acesso a elas é tão simples quanto as outras funções da plataforma, acesse a aba “mensagens”, na lateral esquerda do painel.

Aqui você pode ler todas as suas mensagens e responder a cada uma delas. É um chat simples, intuitivo e um meio fácil de responder os seus clientes.

Os clientes que enviam mensagens no Google Meu Negócio comumente já estão interessados na sua empresa e possivelmente em realizar uma compra ou contratação.

Eles geralmente esperam uma resposta imediata, então é importante que a mensagem seja respondida o mais rápido possível para não perder o cliente.

Por isso é importante saber como receber as notificações dessas mensagens em seu celular e como responder as perguntas dos clientes de forma imediata.

Confira o vídeo abaixo onde ensinamos como acessar o seu chat do Google Meu Negócio passo a passo para responder os seus clientes:

Incluindo fotos no seu perfil do Google Meu Negócio

A aba “fotos” como o próprio nome indica é um ambiente onde pode-se incluir diversas imagens do negócio para enriquecer o perfil da empresa.

É importante incluir fotos da fachada para que seu cliente consiga encontrar com facilidade o endereço caso esteja navegando através do Google Maps.

Além disso, incluir uma foto de perfil e logo deixa o perfil mais completo e profissional.

É interessante incluir fotos da equipe, ambiente de trabalho, escritório, recepção e vídeos para transmitir segurança e confiabilidade para quem está procurando fotos da empresa.

Como cadastrar produtos no Google Shopping pelo google meu negócio

Para lojistas que trabalham com vendas de produtos é possível cadastrar as suas mercadorias no Google Meu Negócio e automaticamente no Google Shopping.

O Google Shopping se trata do marketplace do Google para anunciantes. Lá os seus produtos terão uma exibição destacada em relação a outros resultados de busca.

Para cadastrar os seu estoque é muito simples: na aba produtos basta clicar em primeiros passos para inserir os dados de seus produtos. Assim como nas publicações de feed do Google Meu Negócio, você pode adicionar uma foto, nome do produto, categoria, preço, descrição e um botão de ação.

É uma maneira simples de receber mais exposição em suas mercadorias e alguns sistemas de e-commerce já possuem a integração nativa com o Google Shopping para cadastrar produtos automaticamente. Verifique com o seu desenvolvedor web se a sua plataforma de loja virtual tem suporte para esta integração.

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Gerenciando e adicionando novos usuário ao seu perfil do Google Meu Negócio

O Google permite a inclusão de novos usuários e colaboradores em sua conta para um gerenciamento melhor do perfil.

Esta função é muito útil para incluir colaboradores para responder as mensagens recebidas pela plataforma.

Em “usuários” basta adicionar o e-mail do colaborador que você queira incluir para gerenciar o seu perfil e definir a sua função e permissões. Ele receberá um e-mail de convite para fazer parte da conta. Após aceitar a solicitação o novo usuário terá acesso à conta e poderá fazer alterações e responder avaliações e mensagens de clientes.

Como verificar a minha propriedade e conta no Google Meu Negócio.

O Google possui uma verificação para confirmar se você é o proprietário ou faz parte da equipe da empresa.

Esta verificação é essencial para que o seu perfil seja publicado na plataforma e que sejam exibidas todas as informações que você incluir.

A verificação é feita a partir de uma carta enviada pelos correios de forma gratuita para o endereço cadastrado no perfil. Esta carta contém um código de confirmação que deve ser incluído na plataforma.

Para solicitar a carta de verificação, caso sua conta ainda não seja verificada, vá ao seu painel inicial. Lá haverá uma notificação de “verificação necessária”. Basta clicar no botão “verificar agora”.

Defina o nome do destinatário e revise o endereço, feito isso a carta será entregue em até 12 dias. Após o recebimento é só incluir o código na plataforma e seu perfil será verificado no mesmo instante.

Onde é exibido o meu perfil do Google Meu Negócio?

Existem diversas maneiras de seu cliente encontrar o seu perfil, uma delas é através da pesquisa direta do nome da empresa na pesquisa do Google. É bem provável que o seu perfil apareça em primeiro lugar.

O Google Maps também é um local que tem um grande fluxo de pesquisas de empresas. E quando você tem um perfil no Google Meu Negócio, automaticamente o seu perfil está no Google Maps.

Se o seu cliente já conhece sua empresa e deseja saber como chegar até você, ele provavelmente irá fazer uma pesquisa no Google Maps.

Assim ele encontrará o seu perfil e terá informações de como chegar até o seu endereço.

Outra maneira é alguém que ainda não conhece sua empresa pesquisar por palavras chave como por exemplo: Clínica médica em Balneário Camboriú.

É bem provável que se a sua empresa for uma clínica médica em Balneário Camboriú, ela seja exibida junto a outros perfis de clínicas.

Agora você sabe o por que o Google Meu Negócio é importante para a sua empresa e sabe como utilizá-lo para obter mais conversões!

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1 Comentário

  1. Charles

    Muito bom o conteúdo! me ajudou demais

    Responder

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