Há quem diga que gastronomia é um segmento que sempre terá mercado, já que comer é algo que todos precisamos fazer. Uma parte deste pensamento pode até estar correta mas simplesmente servir comida não é garantia de público – comprovado por dados da Abrasel,  indicando que 50% dos restaurantes brasileiros fecham nos primeiros dois anos de vida.

Hoje, mais do que nunca, não basta um estabelecimento simplesmente existir. É necessário que ele seja inovador e cative sua audiência.

A solução para a prosperidade e crescimento de um negócio está, então, na fidelização.

Adquirir um público cativo, no entanto, não é uma tarefa simples. Se você pretende crescer no segmento, aqui vão algumas ideias que podem te ajudar a se destacar no mercado e alavancar o seu movimento.

1- Crie Uma identidade Gastronômica

Se você tem uma empresa, provavelmente já está ciente da importância que tem a identidade do seu negócio. A identidade não se resume simplesmente ao aspecto visual de uma marca. Ela também tem ligação direta com o posicionamento da empresa no mercado, seus diferenciais e a forma como ela se comunica com seus consumidores.

Com um restaurante não poderia ser diferente. Como o produto primário de um restaurante é sua comida, ele será uma das principais formas de comunicação com o cliente.

Parece piada, mas não é. O seu hambúrguer, frango frito, espaguete, seja o que for; pode falar mais sobre sua marca do que um outdoor no centro da cidade.

Por isso, a dica aqui é batida mas vale o reforço: qualidade é melhor do que quantidade.

Mais vale ter um menu diferenciado e enxuto, com menos opções, mas com qualidade, já que esse é o tipo de abordagem que fará seu cliente ter razões para escolher o seu restaurante. Encher seu menu de opções para tentar agradar a todos os gostos só vai acabar comprometendo a qualidade geral dos pratos e fazê-los perderem destaque. O McDonald’s quando começou tinha apenas uma opção de lanche. Hoje em dia a rede têm mais opções, mas existem 4 ou 5 sanduíches que são os mais populares e têm mais destaque na comunicação da empresa. Ou seja, em questão de identidade gastronômica, continuam com um menu enxuto.

Outra vantagem de ter poucas opções de qualidade, é reduzir a quantidade de fornecedores, estreitando a relação com eles e potencialmente reduzindo custos. O que tem ligação com nossa próxima dica.

2- Ofereça Um Bom Custo Benefício

Qualquer coach de marketing que tenha lido algum livro do Kotler na vida vai te dizer que não se briga por preço etc etc. Há verdade nisso, mas quem está no mercado, especialmente no Brasil, sabe que no fim das contas o preço é um fator importante na decisão de compra. Isso não significa que seu produto precisa ser necessariamente barato ou que você precisa sofrer para reduzir custos. Você só precisa oferecer uma boa relação custo-benefício ao seu consumidor. Ou seja, a percepção que ele terá de estar pagando um preço justo pelo produto.

Ter produtos de qualidade, como especificado no item acima, já é meio caminho andado para uma boa percepção de custo-benefício, assim como ações promocionais pontuais e recorrentes. Todos os fatores precisam estar em alinhamento para criar a melhor experiência possível. O que nos leva a nosso próximo ponto.

3- Crie Uma Experiência In Loco Diferenciada

O ambiente que você cria para seus clientes é de fundamental importância para a experiência deles.

O mínimo que você deve oferecer como um restaurante é um ambiente limpo, nisso não há o que discutir. Fora esse fator, criar um ambiente que tenha ligação com a identidade do seu negócio e da sua comida, isso se dá desde a decoração do lugar ao som do ambiente. Se o seu restaurante é uma hamburgueria artesanal com uma pegada rock n’ roll, por exemplo, você não vai deixar um sertanejão universitário tocando no lugar. Da mesma forma que um lugar com comida típica brasileira não combina muito com um Kurt Cobain berrando ao fundo.

Basicamente, o seu espaço físico precisa compor o ambiente de sua marca e complementar a experiência gastronômica.

Vale lembrar que um dos, se não O mais importante fator na experiência in loco do cliente, é o atendimento. Quando os atendentes não tratam bem o cliente, de nada adianta seu restaurante ter uma ótima comida, decoração, música apropriada e um bom custo benefício – ele não irá voltar.

Aqui vale destacar um ponto que não costuma ser muito visado pela maioria dos restaurantes, mas que cria um diferencial gigantesco: dar atenção às crianças! Criar um ambiente que às cative, além de tornar seu restaurante mais propenso a ser recebido por famílias, também é cativar um público que muitas vezes atua como decisor de compra. Aqui vale ter um espaço dedicado aos pequenos no estabelecimento, possuir cardápio com opção kids e utilizar recursos temáticos e visuais que atraiam a atenção deles.

4- Crie Uma Experiência de Delivery Diferenciada

Se o seu restaurante possui um sistema de entregas, é importante que se dê atenção para ele também. Não é raro ver opiniões sobre restaurantes nas linhas de “tal lugar é ótimo, mas o delivery não é muito bom”. Isso pode acontecer por uma série de fatores, comumente por uma falta de organização ou logística, uma vez que o delivery envolve mais variáveis no consumo do produto. É importante tomar medidas cabíveis para que a comida perca o mínimo de qualidade possível no transporte, como prazos de entrega rápidos e embalagens que mantenham o frescor.

Uma ação excelente para incentivar seus clientes a quererem consumir seu produto em casa é criar promoções exclusivas para delivery, seja com códigos de descontos em app ou combos (comida + bebida, 2 produtos pelo preço de um etc).

5- Tenha uma presença digital que reforce sua identidade

Um negócio que, nos dias atuais, não tem presença no digital está abrindo mão simplesmente da ferramenta de comunicação mais relevante da atualidade. A internet é uma ferramenta especialmente efetiva quando utilizada de forma estratégica. Afinal, de nada adianta se preocupar com o seu produto, com o seu ambiente e com o seu delivery se esse esforço não for encontrado pelo seu potencial cliente. Pare pra pensar, qual foi a última vez que você contatou um estabelecimento sem utilizar a internet? Pelo menos para procurar um número de telefone, invariavelmente acabamos utilizando a internet. É por isso que a forma como você é visto na internet tem uma influência gigantesca na percepção de seu cliente sobre a empresa. Sendo assim, é essencial que a forma como você se apresenta na internet esteja em alinhamento com a identidade de sua marca. Desde o tipo de conteúdo que será apresentado em seu site e redes sociais, à escolha de imagens e linguagem utilizada. Voltando à nossa hamburgueria rock n’ roll, não faria sentido um estabelecimento com essa identidade utilizar uma linguagem muito formal.

6- Inove

No fim das contas, o destaque que seu negócio vai ter estará diretamente atrelado à capacidade dele de se destacar em meio aos concorrentes. Por isso a inovação é uma característica essencial para businesses de sucesso. Seguir todas as dicas discutidas neste artigo com certeza renderão resultados positivos ao seu negócio, mas ele só irá, de fato, decolar se houver uma dose de inovação injetada em cada passo.

Observar sempre os concorrentes é importante para entender movimentações e tendências de mercado, mas é necessário estar à frente da curva, não basta apenas pegar carona em alguma onda que está dando certo e replicá-la (embora em muitos casos, isso pode sim trazer bons resultados).

Agora é só sucesso

E aí, deu para ter alguns insights de como aumentar o movimento do seu Restaurante? Se ainda restaram dúvidas do que você pode fazer para melhorar a sua operação, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar 🙂