Algumas pessoas ou empresas, costumam perguntar sobre como determinados E-commerces, Fanpages ou Blogs tem tanto sucesso enquanto que outras com conteúdo parecido não se saem tão bem assim. A resposta chama-se Prova Social.

Prova social nada mais é que ser reconhecido e ter autoridade sobre algo ou local. Para obtê-la, comprove que o que você tem é realmente bom. Gere impacto nas pessoas para causar decisões perante os concorrentes.

Quer um exemplo? O refrigerante Coca-Cola não vende mais por ser melhor que a Pespi ou outros do mesmo sabor. A Cola-Cola vende mais devido sua prova social. Ela está em todos os bares, restaurantes, supermercados e ainda lança propagandas criativas com muita frequência.

Tenha prova social

E se você ou sua empresa não tiver prova social, procure ter! Você foi entrevistado por algum jornal? Mostre. Organizou um evento de caridade? Divulgue. Ganhou algum prêmio? Melhor ainda! Aparecer na mídia ajuda muito para ter prova social. Se não tiver nada disso, compre anúncios em revistas, faça uma propaganda em outdoor.

Não quer gastar com mídia offline? Faça vídeos e poste no Youtube com frequência. Gravar vídeo sobre aquilo que você entende é uma ótima ferramenta para gerar prova social.

E não é necessário alugar um estúdio, utilizar uma câmera top, sons estupendos e um roteiro estruturado. Seja simples! Pegue um detalhe do seu produto e fale sobre ele. O vídeo pode ser feito da sua cadeira de trabalho, capturado através da câmera do celular. Isso gera reciprocidade, pois o cliente vai ter acesso ao seu conhecimento e a possibilidade de que ele vai comprar o seu produto é maior. Se o conteúdo for bom, as pessoas vão compartilhar.

Cliente feliz e satisfeito

Outro fator fundamental são os seus clientes satisfeitos. Um testemunho positivo a favor da sua marca vale muito! Pegue depoimentos em vídeo deles. Apenas falando sobre seu trabalho. Fará com que você aumente sua prova social.

Interaja no mercado

Faça parcerias, entenda que ninguém é concorrente, pois todos podem se ajudar. Gravem vídeos juntos. É uma forma de mostrar que vocês são bons no que fazem e cresçam juntos. Com certeza cada um terá uma qualidade específica.

Divulgue sua marca

E por fim, tenha um Blog. Alimente-o diariamente, publique todos esses vídeos. Gere conteúdo autoral e divulgue.

Tenha uma Fanpage e consiga fãs. Insira conteúdos de qualidade que sejam compartilháveis, ou seja, conteúdo que sejam interessantes o suficiente para que seu público clique em compartilhar. Ofereça iscas em troca de curtidas. Use o Facebook ADS.

Aproveite o momento e descubra o poder da internet para a sua empresa!

Até a próxima!

Priscilla Thives